Formula C: Velocidade em um Novo Ângulo
Resumo
Introdução: O uso de aprendizagem baseada em projetos tem se mostrado eficaz no ensino, facilitando a assimilação de conteúdos. Dito isto, este trabalho apresenta o projeto da disciplina de programação em C da CESAR School: um jogo casual para apoiar o aprendizado de conceitos fundamentais da linguagem. Objetivo: Desenvolver um jogo em C baseado na Formula 1 que aplique durante seu desenvolvimento conceitos visto em sala, como listas encadeadas, arrays dinâmicos, matrizes e arquivos, reforçando o aprendizado. Metodologia ou Etapas: O desenvolvimento seguiu três etapas: (1) ideação, com pesquisa de jogos de corrida; (2) implementação da lógica e física básica usando a biblioteca Raylib; e (3) finalização com testes e criação da HUD. Resultados: Um jogo completo e funcional, com estrutura de código modularizada que facilita manutenção, evolução e integração de novos conteúdos educacionais.
Palavras-chave:
Jogos Educacionais, Programação em C, Estruturas de Dados, Ensino de Computação
Referências
Andy Davidson (1999). Worms Armageddon (1999). [link]. Jogo desenvolvido pela Team17. Acesso em: 07 jul. 2025.
James Paul Gee (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. [link]. A importância do uso dos jogos na aprendizagem e resolução de problemas. Acesso em 07 agosto. 2025.
Joosa Riekkinen (1998). Liero (1998). [link], note = Jogo de código aberto inspirado em Worms. Acesso em: 07 jul. 2025.
Michel Ancel (1995). Rayman (1995). [link]. Jogo desenvolvido por Ubisoft. Acesso em: 07 jul. 2025.
Yasmin Kafai (1993). Minds in play. [link]. Jogos na aprendizagem de lógica de programação. Acesso em 07 agosto. 2025.
Martin, R. C. (2002). Agile Software Development: Principles, Patterns, and Practices. Prentice Hall.
Maurício Braga et al. (2004). F1 spirit – the way to formula-1. [link]. Acesso em: 03 jul. 2025.
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Ramon Santamaria et al. Raylib: A simple and easy-to-use library to enjoy videogames programming. [link]. Acesso em: 07 jul. 2025.
Sam Lantinga (2013). Simple directmedia layer 2 (sdl2). [link]. Acesso em: 07 jul. 2025.
Torvalds, L. (2005). Git - distributed version control system. [link]. Acesso em: 07 jul. 2025.
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
ALBUQUERQUE, Eric; PASSOS, João Vitor; FERREIRA, Mircio; BEZERRA, Pamela; BARROS, Tiago.
Formula C: Velocidade em um Novo Ângulo. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 415-420.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14688.
