Formula C: Velocidade em um Novo Ângulo

  • Eric Albuquerque CESAR School
  • João Vitor Passos CESAR School
  • Mircio Ferreira CESAR School
  • Pamela Bezerra CESAR School
  • Tiago Barros CESAR School

Resumo


Introdução: O uso de aprendizagem baseada em projetos tem se mostrado eficaz no ensino, facilitando a assimilação de conteúdos. Dito isto, este trabalho apresenta o projeto da disciplina de programação em C da CESAR School: um jogo casual para apoiar o aprendizado de conceitos fundamentais da linguagem. Objetivo: Desenvolver um jogo em C baseado na Formula 1 que aplique durante seu desenvolvimento conceitos visto em sala, como listas encadeadas, arrays dinâmicos, matrizes e arquivos, reforçando o aprendizado. Metodologia ou Etapas: O desenvolvimento seguiu três etapas: (1) ideação, com pesquisa de jogos de corrida; (2) implementação da lógica e física básica usando a biblioteca Raylib; e (3) finalização com testes e criação da HUD. Resultados: Um jogo completo e funcional, com estrutura de código modularizada que facilita manutenção, evolução e integração de novos conteúdos educacionais.
Palavras-chave: Jogos Educacionais, Programação em C, Estruturas de Dados, Ensino de Computação

Referências

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Publicado
30/09/2025
ALBUQUERQUE, Eric; PASSOS, João Vitor; FERREIRA, Mircio; BEZERRA, Pamela; BARROS, Tiago. Formula C: Velocidade em um Novo Ângulo. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 415-420. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14688.