A Menina e o Código: Uma Experiência de Aprendizagem Desenvolvendo Jogos com Scratch
Resumo
A baixa participação feminina na computação exige ações efetivas desde a educação básica. Este trabalho relata uma formação de quatro encontros que, por meio de atividades lúdicas, desplugadas e plugadas desenvolveu habilidades de pensamento computacional com meninas, resultando na criação autoral de jogos digitais. Destaca-se a trajetória de uma aluna que, sem experiência prévia, elaborou o algoritmo completo do seu jogo por escrito antes da programação, demonstrando domínio, autonomia e criatividade. Os resultados evidenciam que metodologias práticas e contextualizadas podem transformar o aprendizado e incentivar a participação feminina na área.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Inclusão, Participação Feminina
Referências
Furbot. (2025). Disponível em: [link]
Santos, Nayara Dias dos, and Sabrina Marczak. "Fatores de atração, evasão e permanência de mulheres nas áreas da computação." Women in Information Technology (WIT). SBC, 2023.
Macena, Jeniffer, et al. "Hello food: um jogo para praticar conceitos de algoritmos para iniciantes na computaçao." Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). SBC, 2022.
UNESCO (2018). Decifrar o Código: Educação de Meninas e Mulheres em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). UNESCO, Brasília.
Yamashita, Victoria Tiemi, et al. "Desenvolvimento de um jogo digital para apoiar o ensino-aprendizagem de algoritmos: Estratégias para engajar mulheres no ensino superior em computaçao." Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). SBC, 2024.
Wing, Jeannette M. "Pensamento computacional." Educação e Matemática 162 (2021): 2-4.
Scratch. (2024). Disponível em: [link].
Smith, A. and Jones, B. (1999). On the complexity of computing. In Advances in Computer Science, pages 555–566. Publishing Press.
Santos, Nayara Dias dos, and Sabrina Marczak. "Fatores de atração, evasão e permanência de mulheres nas áreas da computação." Women in Information Technology (WIT). SBC, 2023.
Macena, Jeniffer, et al. "Hello food: um jogo para praticar conceitos de algoritmos para iniciantes na computaçao." Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). SBC, 2022.
UNESCO (2018). Decifrar o Código: Educação de Meninas e Mulheres em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). UNESCO, Brasília.
Yamashita, Victoria Tiemi, et al. "Desenvolvimento de um jogo digital para apoiar o ensino-aprendizagem de algoritmos: Estratégias para engajar mulheres no ensino superior em computaçao." Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). SBC, 2024.
Wing, Jeannette M. "Pensamento computacional." Educação e Matemática 162 (2021): 2-4.
Scratch. (2024). Disponível em: [link].
Smith, A. and Jones, B. (1999). On the complexity of computing. In Advances in Computer Science, pages 555–566. Publishing Press.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
ANTUNES, Larissa Zózimo; VOLTOLINI, Júlia Gonzalez; SARTORI, Andreza; KOHLER, Luciana P. de Araújo.
A Menina e o Código: Uma Experiência de Aprendizagem Desenvolvendo Jogos com Scratch. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 421-425.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14701.
