Agentes Conversacionais Baseado em Humanos Virtuais em Contextos Universitários
Resumo
Introdução: A dificuldade de acesso à informação por estudantes universitários sobrecarrega os setores administrativos e impacta a experiência acadêmica. Agentes virtuais são uma solução escalável, mas sua implementação exige foco em inclusão social para garantir a confiança e aceitação dos usuários. Objetivo: Desenvolver um protótipo de Agente Conversacional Corporificado (ECA), com um humano virtual, para oferecer suporte interativo e inclusivo em contextos universitários. Metodologia ou Etapas: A solução utiliza arquitetura AWS (com Bedrock, S3 e Polly) e interface visual no Unreal Engine com Metahuman, além de uma galeria de avatares diversificados para promover a inclusão. Resultados: Foi implementado um protótipo funcional que responde a perguntas de um dataset acadêmico. Espera-se que a ferramenta final melhore a comunicação, reduza a carga de trabalho e promova um ambiente digital inclusivo.
Palavras-chave:
Agentes Conversacionais, Humanos Virtuais, Inteligência Artificial, Ensino Superior, Inclusão Digital
Referências
Bae, S., Jung, T., Cho, J., e Kwon, O. (2025). Effects of meta-human characteristics on user acceptance: from the perspective of uncanny valley theory. Behaviour & Information Technology, 44(4):731–748.
Bickmore, T. e Cassell, J. (2005). Social dialongue with embodied conversational agents. Advances in natural multimodal dialogue systems, pages 23–54.
Chojnowski, O., Eberhard, A., Schiffmann, M., Müller, A., e Richert, A. (2025). Human-like nonverbal behavior with metahumans in real-world interaction studies: An architecture using generative methods and motion capture.
dos Santos, M. V. e Camargo, R. (2016). Aplicação de ferramentas de qualidade no ambiente acadêmico. Revista Eletrônica TECCEN, 9(2):29–35.
Jeong, S., Alghowinem, S., Aymerich-Franch, L., Arias, K., Lapedriza, A., Picard, R., Park, H. W., e Breazeal, C. (2020). A robotic positive psychology coach to improve college students’ wellbeing.
Lozeckyi, J. et al. (2023). Mundo do trabalho e avanços tecnológicos: Desafios e perspectivas de projetos pedagógicos em universidades públicas estaduais do paraná.
Recchia, F. (2024). Next-Generation Cloud-Based Chatbots: Enhancing Customers Interactions Using Generative AI on AWS. PhD thesis, Politecnico di Torino.
Rickel, J. (2001). Intelligent virtual agents for education and training: Opportunities and challenges. In International workshop on intelligent virtual agents, pages 15–22. Springer.
Silva, J. B. d., Sales, G. L., e Castro, J. B. d. (2019). Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41(4):e20180309.
Villegas-Ch, W., García-Ortiz, J., Mullo-Ca, K., Sánchez-Viteri, S., e Roman-Cañizares, M. (2021). Implementation of a virtual assistant for the academic management of a university with the use of artificial intelligence. Future Internet, 13(4):97.
Zhou, M., Zhang, R., Xie, W., Qian, W., e Zhou, A. (2010). Security and privacy in cloud computing: A survey. In 2010 sixth international conference on semantics, knowledge and grids, pages 105–112. IEEE.
Bickmore, T. e Cassell, J. (2005). Social dialongue with embodied conversational agents. Advances in natural multimodal dialogue systems, pages 23–54.
Chojnowski, O., Eberhard, A., Schiffmann, M., Müller, A., e Richert, A. (2025). Human-like nonverbal behavior with metahumans in real-world interaction studies: An architecture using generative methods and motion capture.
dos Santos, M. V. e Camargo, R. (2016). Aplicação de ferramentas de qualidade no ambiente acadêmico. Revista Eletrônica TECCEN, 9(2):29–35.
Jeong, S., Alghowinem, S., Aymerich-Franch, L., Arias, K., Lapedriza, A., Picard, R., Park, H. W., e Breazeal, C. (2020). A robotic positive psychology coach to improve college students’ wellbeing.
Lozeckyi, J. et al. (2023). Mundo do trabalho e avanços tecnológicos: Desafios e perspectivas de projetos pedagógicos em universidades públicas estaduais do paraná.
Recchia, F. (2024). Next-Generation Cloud-Based Chatbots: Enhancing Customers Interactions Using Generative AI on AWS. PhD thesis, Politecnico di Torino.
Rickel, J. (2001). Intelligent virtual agents for education and training: Opportunities and challenges. In International workshop on intelligent virtual agents, pages 15–22. Springer.
Silva, J. B. d., Sales, G. L., e Castro, J. B. d. (2019). Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41(4):e20180309.
Villegas-Ch, W., García-Ortiz, J., Mullo-Ca, K., Sánchez-Viteri, S., e Roman-Cañizares, M. (2021). Implementation of a virtual assistant for the academic management of a university with the use of artificial intelligence. Future Internet, 13(4):97.
Zhou, M., Zhang, R., Xie, W., Qian, W., e Zhou, A. (2010). Security and privacy in cloud computing: A survey. In 2010 sixth international conference on semantics, knowledge and grids, pages 105–112. IEEE.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
BISPO, Anna C. S.; BORGES, Luiz F. P.; LIMA, Vinicius V.; OLIVEIRA, Thiago; SANTOS, Fabio B.; ARAÚJO, Victor F. A..
Agentes Conversacionais Baseado em Humanos Virtuais em Contextos Universitários. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 438-443.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14709.
