Protótipo de jogo lúdico para o exercício do Pensamento Computacional usando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e BNCC Computação

  • Raniel César F. C. Carmo IF Baiano
  • Guilherme Teles Ribeiro IF Baiano
  • Joaquim Francisco Melo Lucio dos Santos IF Baiano
  • Diego Pereira Soares de Paulo IF Baiano
  • Jesse Nery Filho IF Baiano

Resumo


Introdução: "Desafios no Trânsito" é um jogo de tabuleiro estratégico com cartas, desenvolvido como ferramenta lúdica e didático-pedagógica para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em fase de protótipo, suas mecânicas são projetadas para alinhar-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Objetivo: O jogo tem como foco estimular o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da prática de habilidades como decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos. Metodologia: O artigo descreve como o jogo pode promover a compreensão de leis de trânsito e o desenvolvimento da cidadania, além de detalhar o design do jogo e possível metodologia de aplicação em sala de aula. Considerações Finais: Conclui-se que o "Desafios no Trânsito" possui um significativo potencial pedagógico como ferramenta "desplugada" para o ensino do pensamento computacional e da cidadania.
Palavras-chave: Jogo analógico, tabuleiro, educação, leis de trânsito, pensamento computacional

Referências

Brasil (1997). Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 24 set. 1997. Disponível em: [link]. Acesso em 19 maio 2025.

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Publicado
30/09/2025
CARMO, Raniel César F. C.; RIBEIRO, Guilherme Teles; SANTOS, Joaquim Francisco Melo Lucio dos; PAULO, Diego Pereira Soares de; NERY FILHO, Jesse. Protótipo de jogo lúdico para o exercício do Pensamento Computacional usando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e BNCC Computação. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 444-449. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14812.