Harvest Learning: um jogo educacional de simulação de fazenda para auxiliar na aprendizagem de Astronomia e Ciências da Terra
Resumo
A aprendizagem de Astronomia é obrigatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como preconiza a BNCC. Entretanto, sua inserção no contexto educacional brasileiro ainda apresenta uma série de obstáculos. O uso de jogos educacionais pode ser uma alternativa para esse cenário, considerando seus potenciais em motivar e engajar os estudantes. Nesse aspecto, este trabalho apresenta o jogo educacional “Harvest Learning”, cujo objetivo é auxiliar estudantes de 9 a 12 anos a praticar e compreender fenômenos astronômicos e naturais (estações, ciclos do dia e noite, entre outros). O jogo inclui uma simulação onde o jogador deve gerenciar uma fazenda, realizando atividades de plantio e colheita. O jogo já inclui uma versão jogável na game engine Unity, em processos de ajustes e refinamento.
Referências
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação Básica. Ministério da Educação, Brasília, DF. Inclui a unidade temática “Terra e Universo” com conteúdos de Astronomia nos componentes de Ciências da Natureza.
Bruner, J. (1990). Acts of meaning: Four lectures on mind and culture, volume 3. Harvard university press.
Evangelista, J. R., dos Santos, L. S., e Oliveira, A. M. (2025). Explorando a lua: Uma abordagem didática e lúdica para o ensino de astronomia. Experiências em Ensino de Ciências, 20(1):66–78.
Gallo, G. F. S. (2023). Uso da computação gráfica para ensino de astronomia: desenvolvimento de um software educacional utilizando unity. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual Paulista, UNESP. Acesso em: 13 jul. 2025.
Petri, G. e von Wangenheim, C. G. (2019). A method for the evaluation of the quality of games for computing education. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 951.
Pires, F. G. d. S. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Plass, J. L., Homer, B. D., e Kinzer, C. K. (2015). Foundations of game-based learning. Educational psychologist, 50(4):258–283.
Savi, R. e Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(1).
Siedler, L., Oliveira, A., Scheid, M., Stieler, B., Schmidt, L., Mello, G., e Weege, N. (2022). Uma volta pelo sistema solar: Aprendendo astronomia através de um serious game. In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), pages 183–188. SBC. Acesso em: 13 jul. 2025.
Silva, D., Pires, F., Melo, R., e Pessoa, M. (2022). Glboard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 959–968. SBC.
