Dungeons and Diabetes: promovendo a conscientização sobre diabetes por meio de um jogo educacional

  • Airton Filho UEA / UFAM
  • Cristiana Pedrosa UEA
  • Fabrizio Honda UEA / UFAM
  • Jeniffer Macena UEA / UFAM
  • Márcia Lima UEA
  • Marcela Pessoa UEA
  • Fernanda Pires UEA

Resumo


Diabetes mellitus é uma condição que resulta em níveis elevados de glicose no sangue, em decorrência da deficiência na produção e/ou ação da insulina. Embora seja uma doença que demande uma atenção diária, notamse diversos obstáculos no manejo da diabetes, como negligência, não adesão às orientações médicas, entre outros. Uma alternativa que pode auxiliar nesse campo é o uso de jogos educacionais, que podem motivar e engajar pessoas. Diante disso, este trabalho propõe “Dungeons and Diabetes”, um jogo educacional para auxiliar no entendimento e conscientização sobre diabetes. O jogo está em processo de refinamento na engine Unity, com a participação de duas pessoas com diabetes no co-design.

Palavras-chave: XXXXXXX

Referências

Candido, T. F. N., de Souza Simões, D. V. S., e de Carvalho Ishiuchi, G. G. (2024).

Prevenção do diabetes mellitus tipo 2 no sistema único de saúde brasileiro: uma breve análise entre campanhas de conscientização e programas de rastreamento de pacientes. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(11):e7815–e7815.

Federation, I. D. (2025). Idf diabetes atlas 11th edition. [link]. 537 million adults with diabetes in 2021; projected 852.5 million by 2050.

Gee, J. P. (2003). What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy. Palgrave Macmillan.

Ghodousi Moghadam, S., Mazloum Khorasani, Z., Sharifzadeh, N., e Tabesh, H. (2024). A mobile serious game about diabetes self-management: Design and evaluation. Heliyon, 10(9):e37755.

Mayer, R. E. (2014). Cognitive theory of multimedia learning. In Mayer, R. E., editor, The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge University Press.

Moreira, P. V. L., de Arruda Neta, A. d. C. P., Ferreira, F. E. L. L., e et al. (2024). Predicting the prevalence of type 2 diabetes in brazil: a modeling study. Frontiers in Public Health, 12:1275167.

Muzy, J., Campos, M., Emmerick, I., Silva, R., e Schramm, J. (2021). Prevalência de diabetes mellitus e suas complicações e caracterização de lacunas de cuidado com base na triangulação de estudos. Cadernos de Saúde Pública, 37:e00076120.

Novak, D. (2024). A serious game (mydiabetic) to support children’s education in type 1 diabetes mellitus: Iterative participatory co-design and feasibility study. JMIR Serious Games, 12:e49478.

Ossenbrink, L., Haase, A., König, C., Weber, C., e Apolinário-Hagen, J. (2023). Effectiveness of digital health interventions containing game components for the self-management of type 2 diabetes: Systematic review. JMIR Serious Games, 11(1):e44132.

Plass, J. L., Homer, B. D., e Mayer, R. E. (2020a). Handbook of game-based learning. In Handbook of Game-Based Learning. MIT Press.

Plass, J. L., Mayer, R. E., e Homer, B. D. (2020b). Handbook of game-based learning. Mit Press.

Serafim, A. R. R. d. M., Silva, A. N. S., Alcântara, C. M. d., e Queiroz, M. V. O. (2019). Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Acta Paulista de Enfermagem, 32(4):374–381.

Silva, D., Pires, F., Melo, R., e Pessoa, M. (2022). Glboard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 959–968. SBC.

Tan, J. W., Tan, G., Lian, X., Chong, D. K. S., Rajalingam, P., Dalan, R., e Mogali, S. R. (2024). Impact of facilitation on cognitive flow in a novel diabetes management rehearsal game for health professions education: mixed methods, open-label, superiority randomized controlled trial. JMIR Serious Games, 12(1):e54703.

World Health Organization (2021). Global report on diabetes. Accessed July 2025.
Publicado
30/09/2025
FILHO, Airton; PEDROSA, Cristiana; HONDA, Fabrizio; MACENA, Jeniffer; LIMA, Márcia; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. Dungeons and Diabetes: promovendo a conscientização sobre diabetes por meio de um jogo educacional. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 510-515. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14893.