Desenvolvimento de um Controle Virtual Baseado em WebSocket para jogos de computador
Resumo
Introdução: A interação com jogos digitais ocorre predominantemente com hardware físico dedicado, causando uma limitação de acesso. Com o avanço dos protocolos de comunicação como o WebSocket e a popularização de smartphones, é possível explorar novas formas de interação. Objetivo: Apresentar o desenvolvimento de um controle virtual que permite dispositivos móveis simularem controles de videogame para computador, usando comunicação de baixa latência. Etapas: O sistema foi implementado como um sistema cliente-servidor que envia os comandos via WebSocket e o servidor converte em entradas para controle de videogame. Resultados: O sistema apresentou baixa latência em Wi-Fi, viabilizando seu uso em jogos e mostrando potencial como solução acessível e portátil no contexto jogos digitais.
Palavras-chave:
Controle Virtual, WebSocket, gamepad, Jogos digitais, latência
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
FIDELIS, Maycon V. V.; FERREIRA, Icaro S.; ROSAS, Victor B. D. S..
Desenvolvimento de um Controle Virtual Baseado em WebSocket para jogos de computador. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 516-521.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14897.
