Serious game Byciclus: a simulação como recurso pedagógico

  • Adriele Colossi UFPel
  • Fernanda Antoniolo IFRS
  • Cleiton Ferreira IFRS
  • Raquel Barbosa IFRS

Resumo


Introdução: Na educação integral, a busca por soluções inovadoras para o suporte ao desenvolvimento hard e soft skills é imprescindível. Como recursos tecnológicos, os serious games podem atender a essa demanda e tornar o ensino mais atrativo. Objetivo: Este artigo apresenta as etapas e os primeiros resultados do serious game Byciclus, um recurso pedagógico para a formação integral de estudantes do ensino fundamental e médio. Etapas: A primeira etapa envolveu revisão teórica nas áreas da educação, neurociência, Tecnologias de Informação e Comunicação e design de jogos, seguida da elaboração de roteiro do jogo e seleção de software. Atualmente está na fase de prototipação e as fases seguintes envolverão a aplicação em contextos educacionais e a validação do produto. Resultados: Como recurso didático para o ensino e a aprendizagem, é crível que o Byciclus, ao atender aos preceitos da educação contemporânea, pode contribuir para que os estudantes sejam capazes de solucionar, com pertinência e sucesso, os problemas da prática profissional em distintos contextos do trabalho.
Palavras-chave: Simulação, Hard Skills, Soft skills, Mundo do trabalho, Educação

Referências

Brasil, M. d. E. (2015). Base nacional comum curricular.

Coll, C. e Monereo, C. (2010). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Artmed.

Crawford, P. e Dalton, R. (2016). Providing built environment students with the necessary skills for employment: Finding the required soft skills. Current Urban Studies, 4(1):97–123.

Damásio, A. (2011). E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 5(5):140–145.

Dörner, R., Göbel, S., Effelsberg, W., e Wiemeyer, J. (2016). Serious Games: Foundations, Concepts and Practice. Springer Cham.

Gazzaniga, M., Heatherton, T., e Halpern, D. (2005). Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Artmed Editora.

Greenfield, S. (2021). Transformações mentais: como as tecnologias digitais estão deixando marcas em nossos cérebros. Alta Books.

Lemes, D. d. O. (2014). Serious games: jogos e educação. Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares.

Lent, R. (2011). Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. Atheneu.

Singer, D. G. e Singer, J. L. (2007). Imaginação e jogos na era eletrônica. Artmed Editora.

Squire, L. R., Kandel, E. R., e Digitrad (2003). Memória: da mente às moléculas. Artmed.

Wagner, E., Oliveira, L., Menezes, P., Barreto, Y., Santos, A. C., Menezes, K., Silva, J., e Silva, S. (2023). Simulador para gestão 4.0: Um auxílio à tomada de decisão. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 936–946, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
30/09/2025
COLOSSI, Adriele; ANTONIOLO, Fernanda; FERREIRA, Cleiton; BARBOSA, Raquel. Serious game Byciclus: a simulação como recurso pedagógico. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 522-527. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14899.