Promovendo a Inclusão de Meninas nas Áreas de STEM: O Jogo “Elas&STEM Game”

  • Ana Carolina H. V. dos Santos IFF
  • Victoria G. Z. Azevedo IFF
  • Simone Vasconcelos Silva IFF

Resumo


Introdução: A baixa representação feminina nas áreas relacionados à STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) tem sido evidente em todo o mundo. Objetivo: Desenvolver um jogo digital, o Elas&STEM Game, capaz de motivar o ingresso e a permanência de meninas nas áreas de STEM. Metodologia: Consiste na revisão da literatura, no projeto e no desenvolvimento do jogo. Resultados: Um jogo digital online capaz de aumentar o ingresso e a permanência do seu público-alvo nas áreas de STEM.

Palavras-chave: Aprendizagem, Motivação, Jogo, Meninas, STEM

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Publicado
30/09/2025
SANTOS, Ana Carolina H. V. dos; AZEVEDO, Victoria G. Z.; SILVA, Simone Vasconcelos. Promovendo a Inclusão de Meninas nas Áreas de STEM: O Jogo “Elas&STEM Game”. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 528-534. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.14902.