Avaliação de agitabilidade bovina baseada em dados de acelerômetro
Resumo
Na pecuária de bovinos de corte, o temperamento mais dócil está ligado à facilidade de manejo e melhor qualidade da carne, e o escore composto de balança é método amplamente utilizado para a avaliação do temperamento. Na pesquisa sobre a qual versa este artigo, desenvolveu-se uma ferramenta de coleta de dados de movimentação de bovinos em ambiente de contenção, sobre a qual foram propostos e avaliados cálculos que representassem o temperamento quando comparado ao escore composto de balança. Para a ferramenta de coleta, utilizou-se um sensor acelerômetro capaz de monitorar movimentações em três dimensões. Após a análise das correlações entre os cálculos propostos e o escore composto de balança, concluiu-se que o cálculo envolvendo o somatório dos desvios padrão dos três eixos de movimentação é indicado para a avaliação de temperamento.
Referências
Fontoura, T. (2020). Temperamento bovino: avaliação de agitabilidade baseada em dados de acelerômetro coletados em ambiente de contenção para manejo. Bagé, RS: Universidade Federal do Pampa.
Melo Menezes, L., Cardoso, F. F., e Silveira, I. D. B. (2017). Temperamento em bovinos de corte: características genéticas, metodologias de mensuração e desempenho. REDVET. Revista Electrónica de Veterinária, 18(9):1–19.
Piovesan, U. (1998). Analise de fatores genéticos e ambientais na reatividade de quatro raças de bovinos de corte ao manejo. Jaboticabal: Universidade Estadual Paulista.
Probst, J. K., Neff, A. S., Leiber, F., Kreuzer, M., e Hillmann, E. (2012). Gentle touching in early life reduces avoidance distance and slaughter stress in beef cattle. Applied Animal Behaviour Science, 139(1-2):42–49. DOI: https://doi.org/10.1016/j.applanim.2012.03.002