Mineração de dados em rede social para avaliação de tendências de consumo do queijo artesanal no Brasil

Resumo


O presente trabalho refere-se aos resultados obtidos pelo desenvolvimento de um sistema computacional denominado “Observatório do Consumidor”. Baseando-se nos conceitos de business intelligence é capaz de coletar, armazenar, processar e extrair informações em dados da rede social Twitter. O objetivo é avaliar tendências de consumo por meio da identificação de características e hábitos de consumo do queijo artesanal no Brasil. Fazendo-se uso de técnicas de inteligência artificial, mineração de dados e processamento de linguagem natural, é possível identificar informações sobre o cenário das tendências de consumo dos queijos artesanais no Brasil, até então desconhecidas.

Palavras-chave: Pesquisa de Mercado, Tomada de Decisões, Inteligência Artificial, Transformação Digital, Inteligência de Negócios

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Publicado
10/11/2021
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NOGUEIRA, Thallys da Silva; SIQUEIRA, Kennya Beatriz; GOLIATT, Priscila Vanessa Zabala Capriles. Mineração de dados em rede social para avaliação de tendências de consumo do queijo artesanal no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA (SBIAGRO), 13. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 179-187. ISSN 2177-9724. DOI: https://doi.org/10.5753/sbiagro.2021.18389.