MIP² - um sistema de informação especializado em manejo integrado de pragas

  • Rodolfo Chagas Marinho Nascimento IFSudesteMG
  • Monica Simão Giponi IFSudesteMG
  • Wellington Moreira de Oliveira IFSudesteMG
  • Vânia Maria Xavier IFSudesteMG

Resumo


O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma ferramenta que contribui com a tomada de decisão quanto ao momento ideal para a adoção de métodos de controle nos cultivos agrícolas. No entanto, a falta de conhecimento técnico e a quantidade de etapas a serem realizadas, torna a adoção do MIP custosa e passível de erros no recolhimento dos dados. Diante disso, o presente trabalho propõe um sistema que acompanha o agricultor na utilização do MIP em sistemas orgânicos de produção. Para o desenvolvimento deste sistema, identificaram-se os principais pontos para auxiliar nas etapas de implementação do MIP e a melhor forma de transferir esses conhecimentos aos usuários. Como resultado, o sistema apresenta diversos métodos de controle alternativos, informações para nortear o desenvolvimento das culturas e a correta identificação das pragas, além de gráficos que auxiliam no manejo dos cultivos.
Palavras-chave: Manejo Integrado de Pragas, sistema de informação, tomada de decisão

Referências

Campanhola, C. Bettiol, W. (2003) Métodos alternativos de controle fitossanitário. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente.

Kuhn, F. (2018) “Agricontrole: aplicativo android para gerenciamento agrícola”. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Gallo, D. et al. (2002) Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ.

Galvão, W. C. (2010) “Sistema WEB para gerenciamento de informações agrícolas”. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de São Paulo.

Gazzoni, D. L. (2012) “Perspectivas do manejo de pragas”, In: Soja: manejo integrado de insetos e outros Artrópodes-praga, Editado por Clara Beatriz Hoffmann-Campo, Beatriz Spalding Corrêa-Ferreira e Flavio Moscardi. Embrapa, Brasília.

Picanço, M. C. (2010) Manejo integrado de pragas. Viçosa: UFV.

Rodrigues, W. C. (2004). Utilização da Informática na Entomologia. Rev. Info Insetos - p. 1-10.

Octaviano, C. (2010). Muito além da tecnologia: os impactos da Revolução Verde. ComCiência, p. 0-0.
Publicado
10/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Rodolfo Chagas Marinho; GIPONI, Monica Simão; OLIVEIRA, Wellington Moreira de; XAVIER, Vânia Maria. MIP² - um sistema de informação especializado em manejo integrado de pragas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA (SBIAGRO), 13. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 188-196. ISSN 2177-9724. DOI: https://doi.org/10.5753/sbiagro.2021.18390.