Estimativa da Cercosporiose do café usando clima em Varginha, Minas Gerais
Resumo
A cafeicultura é uma das principais atividades do agronegócio brasileiro, sendo cada vez mais acometida ao ataque de doenças. O objetivo deste trabalho foi estimar um tratamento de Cercosporiose no município de Varginha em função de elementos climáticos. Foram coletados dados de incidência de Cercosporiose em cafés de Boletins Fitossanitários da Procafé e informações climatológicas da plataforma NASA / POWER. Os dados foram encontrados em uma Análise de Correlação Múltipla. O modelo criado para estimar a incidência da doença foram ocorrências de avaliações. As variáveis climáticas que demonstraram maior influência na previsão da Cercosporiose foram pressão de saturação de vapor e velocidade média do vento.
Referências
CONAB. Acompanhamento da Safra Brasileira de Café - Safra 2020, Quarto Levantamento. Brasília, DF: Conab, 2020.
MARTINS, M. E. G. Coeficiente de correlação amostral. Ciência Elementar, Campo Grande, Lisboa, v. 2, n. 2, p. 1-2, 2014.
MAPA. Café no Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 abr. 2021.
MESQUITA, C. M. de. et al.. Manual do Café: Distúrbios fisiológicos, pragas e doenças do cafeeiro. Belo Horizonte: EMATER-MG, 2016.
MINITAB. Análise de regressão: Como interpretar o R-quadrado e avaliar a qualidade de ajuste?. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jul. 2021.
SILVA, A. V.; GIUNTI, O. D. Cafeicultura: manejo de pragas, doenças e plantas invasoras do cafeeiro. Muzambinho, MG: Rede e-Tec Brasil, 2014.