Aplicação de Internet das Coisas (IOT) e Inteligência Artificial (IA) para gestão de aviários e melhorias do desempenho produtivo: um estudo de caso em produtores de uma cooperativa agroindustrial
Resumo
A Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA) compreendem inovações tecnológicas conhecidas como tecnologias 4.0 que permitem a fusão dos domínios físicos, digitais e biológicos e que se destacam pela velocidade, amplitude e profundidade de suas aplicações. A aplicação das tecnologias 4.0 se deu inicialmente para a indústria de transformação, mas, atualmente, já vêm sendo adotadas em diversos setores, como é o caso do setor agropecuário. Neste setor, estas tecnologias têm um alto potencial para permitir o desenvolvimento, remodelar significativamente as cadeias de valor e contribuir muito para sistemas alimentares mais produtivos, resilientes e transparentes. No Brasil, há um grande público que ainda não adota ou considera este tipo de tecnologia em seu processo produtivo. No que diz respeito à pecuária, especialmente à cadeia produtiva de frango de corte, identifica-se um desafio na padronização da produção, em especial, quanto à desuniformidade do peso das aves ao final de seu ciclo de engorda, que ocorre devido a fatores ambientais e de manejo. Este artigo tem o propósito de apresentar informações gerais sobre um projeto piloto de adoção de IoT e IA em 15 aviários de produtores rurais associados a uma cooperativa do sul do Brasil, para o monitoramento constante de aves, permitindo tomadas de decisões de manejo mais assertivas, tendo como foco o aumento da qualidade dos frangos produzidos, maior lucratividade, maior controle sanitário dos ambientes de produção e atendimento aos preceitos do bem-estar animal. Ao final do projeto, com a solução, foi possível identificar um aumento de produtividade de 7% e os desafios para a difusão.
Referências
ABREU, V.; ABREU, P. Os desafios da ambiência sobre os sistemas de aves no Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia. V.40, p.1-14, 2011 (supl. Especial). Disponível em: [link]. Acesso em 24/9/2023.
ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal. Relatório Anual 2023. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em 24/9/2023.
CEPEA/CNA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada / Confederação da Agricultura e Pecuária. PIB do agronegócio. Disponível em: [link]. Acesso em: 10/5/23.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Retrato da agricultura digital brasileira. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/5/23.
FABRI, F.; CACHON, J. Fatores que influem na produtividade do frango de corte moderno. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 24/9/2023.
IAGRO - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. 1016. Por que a uniformidade das aves é tão importante para os abatedouros? Disponível em: [link]. Acesso em: 24/9/24.
MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cenários e perspectivas da conectividade para o agro / Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação – Brasília: MAPA/AECS, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 6/5/23.
MCKINSEY1. The Internet of Things: Catching up to an accelerating opportunity. Novembro, 2021.
MCKINSEY. “A mente do agricultor brasileiro na era digital”. 2021. SCHMIDT, N.; SILVIA, C. Pesquisa e Desenvolvimento na Cadeia Produtiva de Frangos de Corte no Brasil. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 24/9/23.
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. Tradução de Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.
SILVA, L.; CORDEIRO NETO, F.; OLIVEIRA, J.; SANTANA, L. Desenvolvimentos em inteligência artificial na avicultura de frangos de corte. Anais do XIII SBIAgro, p.1-9, 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/sbiagro.2021.18377.
ZHONG, R.; XU, X.; KLOTZ, E.; NEWMAN, S. 2017. “Intelligent Manufacturing in the Context of Industry 4.0: A Review.” Engineering3(5): 616–30. http://dx.doi.org/10.1016/J.ENG.2017.05.015.