Formação Continuada de Professores da Educação Básica para o Ensino de Algoritmos e Programação

Resumo


Introduzir o ensino de computação na escola requer professores com competências básicas de computação. No entanto, como professores com licenciatura em computação são escassos, algumas iniciativas visam formar professores de outras áreas. Nesse contexto, este artigo apresenta um curso com professores, abrangendo competências básicas de computação, incluindo conhecimentos pedagógicos e tecnológicos para possibilitar o ensino de computação de maneira multidisciplinar em suas respectivas disciplinas seguindo uma abordagem construcionista. Resultados de uma primeira aplicação demonstram a viabilidade e a contribuição positiva da formação continuada de professores para o ensino de computação na Educação Básica.
Palavras-chave: formação continuada, professores, educação básica, computação, algoritmos, programação

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Publicado
24/11/2020
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DA CRUZ ALVES, Nathalia; KRETZER, Fabíola Maria; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; FORTUNA FERREIRA, Miriam Nathalie; ROSSA HAUCK, Jean Carlo. Formação Continuada de Professores da Educação Básica para o Ensino de Algoritmos e Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.11.