SCORE 1.0 - Um Instrumento para Autoavaliação de Criatividade voltado ao Ensino de Computação

Resumo


O ensino de computação na Educação Básica pode também contribuir no desenvolvimento da criatividade. Mesmo existindo diversos modelos de avaliação da criatividade na literatura, constata-se uma carência de modelos voltados ao ensino de computação. Assim, neste contexto, apresentamos um instrumento de autoavaliação da criatividade desenvolvido sistematicamente a partir da literatura. Uma avaliação inicial do instrumento, indica uma boa confiabilidade (Cronbach alfa = 0,961) e validade. Os resultados desta pesquisa podem ser utilizados para guiar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes quanto ao design de unidades instrucionais visando esse objetivo de aprendizagem.
Palavras-chave: criatividade, avaliação, instrumento, computação

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Publicado
24/11/2020
LEHMKUHL, Géssica; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; MARTINS-PACHECO, Lúcia Helena; BORGATTO, Adriano; DA CRUZ ALVES, Nathalia. SCORE 1.0 - Um Instrumento para Autoavaliação de Criatividade voltado ao Ensino de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.31.