Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem: Proposição e Análise da Adequação por Especialistas
Resumo
A diversidade e pluralidade de abordagens para a avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem é uma realidade. Não existir um consenso sobre os critérios a serem adotados, nem uma relação explícita entre estes e os arcabouços de qualidade, são barreiras para o processo de avaliação em si. Para atenuar esses problemas a Taxonomia para Avaliação de RDA é proposta a partir da compilação de 26 abordagens nacionais e internacionais. Esta organiza e conceitua 49 critérios em 4 dimensões: qualidade de software, de uso, pedagógica e híbrida. Para análise da adequação da taxonomia, foram realizados survey on-line e entrevistas. Participaram 32 Engenheiros de Software, 45 especialistas em Usabilidade e 4 Educadores.
Palavras-chave:
Recursos Digitais de Aprendizagem, Taxonomia para Avaliação, Informática na Educação, Avaliação Multidimensional
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
JUNIOR, Ozonias de Oliveira Brito; AGUIAR, Yuska Paola Costa; DE MOURA, Hermano Perrelli.
Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem: Proposição e Análise da Adequação por Especialistas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 232-241.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.232.