POTENCIALIZA 3D: jogo para o ensino de atividades matemáticas básicas a discentes com Deficiência Intelectual
Resumo
Este trabalho apresenta o jogo Potencializa 3D, desenvolvido à luz da teoria histórico-cultural – thc (VYGOTSKY, 1984), cuja finalidade é servir como instrumento pedagógico ao professor no ensino de conceitos matemáticos básicos a discentes com Deficiência Intelectual (DI). O Potencializa 3D propõe trabalhar relações estabelecidas por meio de formas geométricas básicas, para melhor desenvolver a coordenação motora, percepção e noções de lateralidade. Suas atividades foram desenvolvidas com base nas categorias de mediação, zonas de desenvolvimento e atividade, da thc. O trabalho surge da necessidade de proporcionar aos discentes com DI da cidade de Viana-MA acessibilidade a recursos tecnológicos no cotidiano escolar, de forma pedagógica.
Palavras-chave:
Jogo educacional, teoria histórico-cultural, Deficiência Intelectual, Potencializa 3D
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
SILVA, Francisco da Conceição; OLIVEIRA, Fernando Pereira; SOARES, Elisiane Monteiro; PEREIRA, Thiago Mourão; SODRE, Emerson Elias; BORGES, Gabriel Santos; SANTOS, Jesiel Bastos; FERREIRA, Erika Patrícia.
POTENCIALIZA 3D: jogo para o ensino de atividades matemáticas básicas a discentes com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 431-440.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.431.