POTENCIALIZA 3D: jogo para o ensino de atividades matemáticas básicas a discentes com Deficiência Intelectual

  • Francisco da Conceição Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Fernando Pereira Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Elisiane Monteiro Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Thiago Mourão Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Emerson Elias Sodre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Gabriel Santos Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Jesiel Bastos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Erika Patrícia Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Resumo


Este trabalho apresenta o jogo Potencializa 3D, desenvolvido à luz da teoria histórico-cultural – thc (VYGOTSKY, 1984), cuja finalidade é servir como instrumento pedagógico ao professor no ensino de conceitos matemáticos básicos a discentes com Deficiência Intelectual (DI). O Potencializa 3D propõe trabalhar relações estabelecidas por meio de formas geométricas básicas, para melhor desenvolver a coordenação motora, percepção e noções de lateralidade. Suas atividades foram desenvolvidas com base nas categorias de mediação, zonas de desenvolvimento e atividade, da thc. O trabalho surge da necessidade de proporcionar aos discentes com DI da cidade de Viana-MA acessibilidade a recursos tecnológicos no cotidiano escolar, de forma pedagógica.
Palavras-chave: Jogo educacional, teoria histórico-cultural, Deficiência Intelectual, Potencializa 3D

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Publicado
24/11/2020
SILVA, Francisco da Conceição; OLIVEIRA, Fernando Pereira; SOARES, Elisiane Monteiro; PEREIRA, Thiago Mourão; SODRE, Emerson Elias; BORGES, Gabriel Santos; SANTOS, Jesiel Bastos; FERREIRA, Erika Patrícia. POTENCIALIZA 3D: jogo para o ensino de atividades matemáticas básicas a discentes com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 431-440. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.431.