BcS: Jogos Digitais no Auxílio do Desenvolvimento de Crianças Especiais com Atraso na Linguagem

Resumo


Diante da história e potencial dos jogos no contexto educacional foi desenvolvido um jogo digital interativo portátil, sob método Design Science Research, voltado às crianças especiais com atraso no desenvolvimento da linguagem, visando estimular a fala. Em primeiro ciclo de avaliação se ofereceu às crianças com Síndrome de Down de uma escola em Curitiba/PR, uma nova experiência de aprendizado e de estimulação de fala, constituída de cinco tipos de atividades variadas, com emissão de sons que podem ser repetidos pelo usuário. Tais recursos digitais tiveram boa aceitação tanto pela profissional e quanto pelas crianças envolvidas, que demonstraram evolução e interesse durante as atividades de estimulação da fala.
Palavras-chave: Jogos Digitais, Síndrome de Down, Linguagem, Design Science Research

Referências

Aaker, D. A. et al. (2001) “Marketing Research”, John Wiley Sons, Inc.


Battaiola, A. L. (2000) “Jogos por computador: Histórico, relevância tecnológica e mercadológica, tendências e técnicas de implementação”. In Anais XIX Jornada de Atualização em Informática, p. 83–122.


Borges, C. and Salomao, N. M. R. (2003) “Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social”, http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf.


Brendon, M. (2019) “O Que é GitHub e Para Que é Usado?, https://www.hostinger.com.br/tutoriais/o-que-github/.


Brites, L. (2019) “Como Ajudar Alunos com Dificuldade de Aprendizagem”, https://neurosaber.com.br/como-ajudar-alunos-com-dificuldade-de-aprendizagem/.


Carneiro, R. U. C. and Costa, M. C. B. (2017) “Tecnologia e Deficiência Intelectual: Práticas Pedagógicas para Inclusão Digital”, https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/download/10449/6805.


Construct 2. (2019) Framework Construct 2, https://www.scirra.com/construct2


Dessen, M. A. and Silva, N. L. P. (2002) “Síndrome de Down: Etiologia, Caracterização e Impacto na Família”, https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/download/3304/2648


Detânico, A. and Konrath, M. (2019) “O Uso de Jogos Digitais na Educação Infantil no CEI Casa da Criança Desenvolvidas”, https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1625/Detanico_Adriana_Soares.pdf?sequence=1&isAllowed=y.


Dresch, A., Lacerda, D. P. and Antunes, J. A. V. J. (2015) “Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia”, Bookman.


Gil, A. C. (2009) “Como elaborar projetos de pesquisa”, Atlas, 4. ed.


Griffith, J. L. et al. (1983) “Differences in Eye-Hand Motor Coordination of Video-GameUsers and Non-Users”, Eastern Illinois University.


Hamze, A. (2014) “O que é a Aprendizagem”, https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/o-que-e-aprendizagem.htm.


Lee, I. and Jones, J. (2008) “Full Bloom: A Brain Education Guide for Successful Aging”, SCB Distributors.


Lima, R. C. (2007) “O uso da tecnologia na educação especial”, http://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-tecnologia-na-educacao-especial/1880/.


Lima, I. L. B., Delgado, I. C. and Cavalcante, M. C. B. (2016) “Desenvolvimento da Linguagem na Síndrome de Down: Análise da Literatura”, https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/28611/23007.


Luria, A. R. and Tsvetkova, L. S. (1964) “The Programming of Constructive Activity in Local Brain Injuries”, Basic.


Mattar, J. (2010) “Games em educação: Como os Nativos Digitais Aprendem”, Pearson.


Nystrom, R. (2014) “Architecture, Performance and Games”, https://gameprogrammingpatterns.com/architecture-performance-and-games.html.


Piace, M. T. (2011) “Jogo eletrônico, flow e cognição”, https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18075.


Prates, L. and Martins, V. (2013) “Distúrbios da Fala e da Linguagem na Infância”, http://ftp.medicina.ufmg.br/ped/Arquivos/2013/disturbiofalaeimagem8periodo_21_08_2013.pdf.


Rangel, D. I. and Ribas, L. P. (2011) “Características da linguagem na SD: Implicações para Comunicação”, http://www.feevale.br/site/files/documentos/pdf/58652.pdf.


The New York Times, NYT (1994) “Dr. Jerome L. Dies at 67 Found Cause of Down Syndrome”, https://www.nytimes.com/1994/04/12/obituaries/dr-jerome-lejeune-dies-at-67-found-cause-of-down-syndrome.html.


Thome, L. and Colling, J. (2018) “O Uso de Recursos Tecnológicos Digitais na Promoção da Aprendizagem de Pessoas com Deficiência”, https://uceff.edu.br/revista/index.php/connectead/article/download/268/243/.


Tristao, R. M. and Feitosa, M. A. G. (1998) “Linguagem na Síndrome de Down”, http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/download/17318/15819/.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CECCON, Diogo Luiz; PORTO, Josiane Brietzke. BcS: Jogos Digitais no Auxílio do Desenvolvimento de Crianças Especiais com Atraso na Linguagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 522-531. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.522.