Metodologias Usadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais: Uma Revisão da Literatura

  • Paulo Oliveira IFFAR
  • Lisandra Fontoura UFSM
  • Roseclea Duarte Medina UFSM

Resumo


O desenvolvimento de jogos eletrônicos com propósito pedagógico tem se mostrado uma poderosa ferramenta para o ensino-aprendizagem. Utilizar uma metodologia de desenvolvimento adequada proporciona atingir os objetivos pedagógicos, desenvolvendo um jogo que satisfaça os requisitos inicialmente definidos e apresente a qualidade esperada. Não existe, ainda, um consenso na literatura, em relação a quais metodologias devem ser utilizadas para o desenvolvimento de jogos eletrônicos pedagógicos. Este artigo descreve uma revisão sistemática de literatura que tem como objetivo identificar as metodologias que vêm sendo utilizadas no desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais. Na análise, realizada a partir da análise de 19 artigos selecionados, constatou-se que apesar de não haver um consenso, existem similaridades nos processos, principalmente no que se refere à adaptação para casos específicos, participação dos usuários, uso de técnicas ágeis e potencial para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Palavras-chave: jogo educacional, metodologia, design de jogo

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Publicado
24/11/2020
OLIVEIRA, Paulo; FONTOURA, Lisandra; MEDINA, Roseclea Duarte. Metodologias Usadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 542-551. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.542.