Metodologias Usadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais: Uma Revisão da Literatura

  • Paulo Oliveira IFFAR
  • Lisandra Fontoura UFSM
  • Roseclea Duarte Medina UFSM

Resumo


O desenvolvimento de jogos eletrônicos com propósito pedagógico tem se mostrado uma poderosa ferramenta para o ensino-aprendizagem. Utilizar uma metodologia de desenvolvimento adequada proporciona atingir os objetivos pedagógicos, desenvolvendo um jogo que satisfaça os requisitos inicialmente definidos e apresente a qualidade esperada. Não existe, ainda, um consenso na literatura, em relação a quais metodologias devem ser utilizadas para o desenvolvimento de jogos eletrônicos pedagógicos. Este artigo descreve uma revisão sistemática de literatura que tem como objetivo identificar as metodologias que vêm sendo utilizadas no desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais. Na análise, realizada a partir da análise de 19 artigos selecionados, constatou-se que apesar de não haver um consenso, existem similaridades nos processos, principalmente no que se refere à adaptação para casos específicos, participação dos usuários, uso de técnicas ágeis e potencial para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Palavras-chave: jogo educacional, metodologia, design de jogo

Referências

Abidin, S. R. Z. Noor, S. F. M. Ashaari, N, S. (2019) “Low-fidelity Prototype Design for Serious Game for Slow-reading Students”, International Journal of Advanced Computer Science and Applications, Vol. 10, No. 3.


Aldoobie, N. (2015) “ADDIE Model”. America International Journal of Contemporary Research, 5(6), 68-72.


Ambler, S. (2002) “Agile modeling”. New York: Wiley Computer Publishing.


Araújo, G. G. Silva, T. R. Aranha, E. (2016) “A construção de jogos digitais na escola: um relato de experiência na formação de professores”, XXII Workshop de Informática na Escola.


Alves, A. G. Hotins, R. C. L. Raabe, A. L. A. (2019) ““Eu fiz meu game”: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças”, Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, 27(2), 218-238.


Bastos, M. L. Marques, P. C. F. Dantas, M. W. G. Silva, L. N. Silva, J. S. (2017) “Jogo Conhecendo o Espaço do Museu de Oceanografia: utilizando interface natural no processo de ensino aprendizagem”, XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Bui, P., Rodríguez-Aflecht, G., Brezovszky, B. et al. (2020) “Understanding students’ game experiences throughout the developmental process of the number navigation game”, Education Tech Research Dev. https://doi.org/10.1007/s11423-020-09755-8.


Chen, C. Huang, C. Gribbins, M. Swan, K. (2018) “Gamify Online Courses With Tools Built Into Your Learning Management System (LMS) to Enhance Self-Determined and Active Learning”, Online Learning Journal, Volume 22 Issue 3.


Czauderna, A. Guardiola, E. (2019) “The Gameplay Loop Methodology as a Tool for Educational Game Design” Electronic Journal of e-Learning, 17(3), pp. 207-221.


DeSmet, A. Thompson, D. Baranowski, D. Palmeira, A. Verloigne, M. De Bourdeaudhuij, I. (2016) “Is Participatory Design Associated with the Effectiveness of Serious Digital Games for Healthy Lifestyle Promotion? A Meta-Analysis”, Journal of Medical Internet Research, vol. 18, iss. 4.


Evangelopoulou, O. Xinogalos, S. (2018) “Myth Troubles: An Open-Source Educational Game in Scratch for Greek Mythology”, Simulation and Gaming, Vol. 49(1) 72–91.


Fernandes, K. T. Lucena, M. J. N. R. Aranha, E. H. S. (2018) “Uma Experiência na Criação de Game Design de Jogos Digitais Educativos a partir do Design Thinking”, Revista Novas Tecnologias na Educação – Renote. V. 16 Nº 1.


Flores, N. Paiva, A. C. R. Cruz, N. (2020) “Teaching Software Engineering Topics Through Pedagogical Game Design Patterns: An Empirical Study”, Information, 11, 53.


Hafis, M. Supianto, A. A. (2018) “Mobile Game Design for Learning Chemical Bonds with Endless Run Approach”, International Journal of Interactive Mobile Technologies, Vol 12, No 8, 104-112.


Hämäläinen, R. H. Niilo-Rämä, M. Lainema, T. Oksanen, K. (2018) “How to Raise Different Game Collaboration Activities: The Association Between Game Mechanics, Players’ Roles and Collaboration Processes”, Simulation and Gaming, Vol. 49(1) 50–71.


Ibrahim, R. Jaafar, A. (2009) “Educational games (EG) design framework: Combination of game design, pedagogy and content modeling”. International Conference on Electrical Engineering and Informatics, 2009. ICEEI’09 (Vol. 1, pp. 293–298). IEEE. doi:10.1109/ ICEEI.2009.5254771


Kayali, F. Luckner, N. Purgathofer, P. (2019) “Teaching Gameful Design”, ACM International Conference Proceeding Series, https://doi.org/10.1145/3337722. 3341823, August.


Kitchenham, B. (2004) “Procedures for Performing Systematic Reviews”, Technical Report TR/SE-0401. Department of Computer Science, Keele University and National ICT. Australia.


Moita, F. M. G. S. C. Viana, L. H. Medeiros, F. M. Candido, V. M. A. (2017) “Design e desenvolvimento de um game assistivo para autistas”, XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Moser, C. (2015). “Child-Centered Game Development”. Salzburg, Áustria.


Neto, J. C. Reinehr, S. Malucelli, A. (2015) “Processo de Desenvolvimento para Jogos Eletrônicos Educacionais: uma Revisão de Literatura”, Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 23, Número 2.


Oliveira, H. C. Hounsell, M. S. Kemczinski, A. (2014) “Mapeamento sistemático de metodologias de desenvolvimento centrado no usuário para jogos sérios”, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Perucia, A. Berthêm, A. Bertschinger, G. Castro, R. R. (2007) “Desenvolvimento de jogos eletrônicos: teoria e prática”. 2. ed. Novatec, São Paulo.


Pietruchinski, M. H. Neto, J. C. Malucelli, A. Reinehr, S. (2011) “Os jogos educativos no contexto do SBIE: uma revisão sistemática de Literatura”. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Rocha, R. V. (2014) “Metodologia iterativa e modelos integradores para desenvolvimento de jogos sérios de treinamento e avaliação de desempenho humano”. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade de São Carlos, São Carlos, SP.


Rocha, R. V. Zem-Lopes, A. M. Pedro, L. Z. Bittencourt, I. I. Isotani, S. (2015) “Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Sérios: especificação de ferramentas de apoio open source”, XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Rosmansyah, Y. Achiruzaman, M. Hardi, A. B. (2019) “A 3d Multiuser Virtual Learning Environment for Online Training of Agriculture Surveyors”, Journal of Information Technology Education: Research, Volume 18, 481-507.


Roungas, B. Bekius, F. Meijer, S. (2019) “The Game Between Game Theory and Gaming Simulations: Design Choices”, Simulation and Gaming, Vol. 50(2) 180-201.


Santana-Mancilla, P. C. Rodriguez-Ortiz, M. A. Garcia-Ruiz, M. A. Gaytan-Lugo, L. S. Fajardo-Flores, S. B. Contreras-Castillo, J. (2019) “Teaching HCI Skills in Higher Education through Game Design: A Study of Students’ Perceptions”, Informatics, 6(2), 22.


Santos, W. O. (2018) “EGV: A Methodology Proposal to Educational Games Virtualization”, Revista Novas Tecnologias na Educação – Renote. V. 16 Nº 1.


Schell, J. (2008) “The Art of Game design: A Book of Lenses”. Burlington: Elsevier.


Schwaber, K. (1995) “Scrum Development Process”. OOPSLA Business Object Design and Implementation Workshop.


Schultz, E. P. B. Ortiz, J. S. B. García, L. S. Pereira, R. (2018) “Teaching Game Design and Basic Computing Concepts: a democratic experiment in a Socioeconomically Vulnerable Community”, XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Slootmaker, A. Hummel, H. Koper, R. (2017) “Evaluating the Usability of Authoring Environments for Serious Games”, Simulation and Gaming, Vol. 48(4) 553–578.


Zheng. Y. (2019) “3D Course Teaching Based on Educational Game Development Theory – Case Study of Game Design Course”, International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vol 14, No 02, 54-68.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Paulo; FONTOURA, Lisandra; MEDINA, Roseclea Duarte. Metodologias Usadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 542-551. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.542.