Introduzindo Mapas Conceituais para estudantes com cegueira via recursos tangíveis

Resumo


O Mapa Conceitual é uma ferramenta gráfica para representar o conhecimento
organizado. Por ser visual, não é ensinado às pessoas com cegueira. Este trabalho apresenta um recurso tangível que foi desenvolvido para estudantes com cegueira construir mapas conceituais em braille. Uma sequência de atividades foi planejada e executada usando tal recurso para introduzir os mapas conceituais para 4 estudantes com cegueira do ensino público. O relato dessa experiência é apresentado neste artigo.
Palavras-chave: Mapas Conceituais, braille, interfaces tangíveis, letramento, estudantes com cegueira

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Publicado
24/11/2020
BEAL, Franciele; GARCÍA, Laura Sánchez. Introduzindo Mapas Conceituais para estudantes com cegueira via recursos tangíveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 682-691. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.682.