Emotismo: um aplicativo para auxiliar crianças no espectro autista a reconhecer e reproduzir emoções

  • Gustavo Maciel Nunes UFPB
  • Yuska Paola Costa Aguiar UFPB

Resumo


O Emotismo é um aplicativo mobile para auxiliar crianças com Transtorno do Espectro Autista no reconhecimento e uso adequado de expressões faciais para representar as emoções primárias. Ele dispõe de três atividades principais: reconhecimento das emoções a partir de cenários socioemocionais, imitação das emoções com expressões faciais verificadas via reconhecimento digital de imagem e identificação de uma emoção dentre várias apresentadas. O Emotismo provê personalização dos contextos socioemocionais e o registro de métricas de uso e desempenho. Seu desenvolvimento considerou uma análise de soluções similares e recomendações para o desenvolvimento de recursos digitais para indivíduos com autismo e/ou déficit cognitivo e de aprendizagem.
Palavras-chave: autismo, crianças, emoções, aplicativo

Referências

American Psychiatric Association (APA). (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-5). American Psychiatric Pub.


Andrade, N. C., Abreu, N. S., Duran, V. R., Veloso, T. J., & Moreira, N. A. (2013). Reconhecimento de expressões faciais de emoções: padronização de imagens do teste de conhecimento emocional. Psico, 44(3), 382-390.


Begeer, S., Koot, H. M., Rieffe, C., Terwogt, M. M., & Stegge, H. (2008). Emotional competence in children with autism: Diagnostic criteria and empirical evidence. Developmental Review, 28(3), 342-369.


Dantas, A. C., de Melo, S., Neves, L., Milessi, T., & do Nascimento, M. Z. (2019). Michelzinho: Jogo sério para o ensino de habilidades emocionais em pessoas com autismo ou deficiência intelectual. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Dapogny, A et al. (2018). JEMImE: a serious game to teach children with ASD how to adequately produce facial expressions. In 2018 13th IEEE International Conference on Automatic Face & Gesture Recognition (FG 2018) (pp. 723-730). IEEE.


Dapogny, A et al. (2019). On automatically assessing children’s facial expressions quality: a study, database, and protocol. Frontiers in Computer Science, 1, 5.


Du, S., Tao, Y., & Martinez, A. M. (2014). Compound facial expressions of emotion. Proceedings of the National Academy of Sciences, 111(15), E1454-E1462.


Ekman, P. (1999). Basic emotions. Handbook of cognition and emotion, 98(45-60), 16.


Ekman, P., & Friesen, W. V. (2003). Unmasking the face: A guide to recognizing emotions from facial clues. Ishk.


Fan, M., Fan, J., Jin, S., Antle, A. N., & Pasquier, P. (2018). EmoStory: A Game-based System Supporting Children's Emotional Development. In Extended Abstracts of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-6).


Ferreira, W., Cordeiro, R., Aguiar, Y. P. C., Saraiva, J., Tardif, C., & Galy, E. (2018, October). Panorama das Publicações Nacionais sobre Autismo, Educação e Tecnologia. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 913).


Foxx, R. M. (2008). Applied behavior analysis treatment of autism: The state of the art. Child and adolescent psychiatric clinics of North America, 17(4), 821-834.


Garnier, P. (2017). Autisme et Nouvelles Technologies. Revue de littérature sur les questions de l’usage des outils numériques dans l’aide à la communication non verbale et à l’interaction sociale chez les personnes avec des troubles du spectre de l’autisme (TSA).


Golan, O. et al. (2010). Enhancing emotion recognition in children with autism spectrum conditions: An intervention using animated vehicles with real emotional faces. Journal of autism and developmental disorders, 40(3), 269-279.


Gonçalves, R., Pessoa, C., Passos, O. M., & de Amorim, R. (2019). Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Crianças com Aspectro Autista: Um Mapeamento Sistemático. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Gordon, I. (2014). FaceMaze: An Embodied Cognition Approach To Facial Expression Production in Autism Spectrum Disorder (Doctoral dissertation).


Izard, C. E. (2001). Emotional intelligence or adaptive emotions?.


Ploog, B. O., Scharf, A., Nelson, D., & Brooks, P. J. (2013). Use of computer-assisted technologies (CAT) to enhance social, communicative, and language development in children with autism spectrum disorders. Journal of autism and developmental disorders, 43(2), 301-322.


Santos, F. M. T. D. (2007). As emoções nas interações e a aprendizagem significativa. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 9(2), 173-187.


Seeman, L., & Cooper, M. (2016). Techniques for the cognitive and learning disabilities accessibility task force (COGA). W3C.


Steinbrenner, J. R. et al. (2020). Evidence-based practices for children, youth, and young adults with Autism. The University of North Carolina at Chapel Hill, Frank Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice Review Team.


Uljarevic, M., & Hamilton, A. (2013). Recognition of emotions in autism: a formal meta-analysis. Journal of autism and developmental disorders, 43(7), 1517-1526.


Virnes, M., Kärnä, E., & Vellonen, V. (2015). Review of research on children with autism spectrum disorder and the use of technology. Journal of Special Education Technology, 30(1), 13-27.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Gustavo Maciel; AGUIAR, Yuska Paola Costa. Emotismo: um aplicativo para auxiliar crianças no espectro autista a reconhecer e reproduzir emoções. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 692-701. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.692.