Um Agente Pedagógico Gentil é Mais Efetivo? Efeito das Atitudes de Agentes Pedagógicos Animados na Aprendizagem, Engajamento, Emoções e Ansiedade dos Estudantes

Resumo


O interesse pelos agentes animados com dimensões afetivas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Entretanto, não houve uma comparação dos efeitos de agentes pedagógicos animados com atitudes opostas (como amigável e direta, por exemplo) e neutras (sem emoções). Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é verificar o impacto das atitudes dos agentes nos alunos em relação à aprendizagem, engajamento, emoções e estado de ansiedade. Para alcançar este objetivo, uma agente com as atitudes amigável, direta e neutra foi desenvolvida e integrada ao STI-X. Esse sistema foi utilizado em uma avaliação experimental envolvendo 71 alunos do sétimo ano do ensino fundamental, os quais foram distribuídos em três grupos, um para cada atitude da agente. Os resultados indicaram que o impacto da agente amigável nos alunos foi mais positivo em relação às outras atitudes.
Palavras-chave: Agente Pedagógico Animado, Computação Afetiva, Atitude, Sistema Tutor Inteligente, Aprendizagem, Engajamento, Emoção, Ansiedade

Referências

Ferguson, I. A. (1992). Touring machines: Autonomous agents with attitudes. Computer, 25(5):51–55.


Hastie, H., Lim, M. Y., Janarthanam, S., Deshmukh, A., Aylett, R., Foster, M. E., and Hall, L. (2016). I remember you! interaction with memory for an empathic virtual robotic tutor. In AAMAS, pages 931–939. IFAAMAS.


Jaques, P. A. (2007). Estudando os Efeitos Pedagógicos de Agentes Animados Emocionais em Sistemas Tutores Inteligentes. In Blikstein, P. and Reis, R., editors, Panorama das Pesquisas em Computação Afetiva aplicada à Educação no Brasil, pages 85–100, Palo Alto, CA. Lemann Center.


Jaques, P. A., Jaques, K. S. F., and Lehmann, M. (2008a). Avaliando a efetividade de um agente pedagógico animado emocional. In SBIE, pages 145–154, Fortaleza. SBC.


Jaques, P. A., Lehmann, M., and Jaques, K. S. F. (2008b). Avaliando a efetividade de um agente pedagógico animado emocional. In SBIE, volume 1, pages 145–154.


Jaques, P. A., Seffrin, H., Rubi, G., de Morais, F., Ghilardi, C., Bittencourt, I. I., and Isotani, S. (2013). Rule-based expert systems to support step-by-step guidance in algebraic problem solving: The case of the tutor pat2math. Expert Systems with Applications, 40(14):5456–5465.


Jaques, P. A. and Vicari, R. M. (2005). Estado da arte em ambientes inteligentes de aprendizagem que consideram a afetividade do aluno. Revista informatica na educação: teoria & prática , 8(1):15–38.


Jucks, R., Linnemann, G. A., and Brummernhenrich, B. (2018). Student evaluations of a (rude) spoken dialogue system insights from an experimental study. Advances in Human-Computer Interaction, 2018.


Karacora, B., Dehghani, M., Kramer-Mertens, N., and Gratch, J. (2012). The influence of virtual agents’ gender and rapport on enhancing math performance. In Proceedings of the Annual Meeting of the Cognitive Science Society, volume 34.


Krämer, N. C., Karacora, B., Lucas, G., Dehghani, M., Rüther, G., and Gratch, J. (2016). Closing the gender gap in stem with friendly male instructors? Computers & Education, 99:1–13.


Moridis, C. N. and Economides, A. A. (2012). Affective learning: Empathetic agents with emotional facial and tone of voice expressions. IEEE Transactions on Affective Computing, 3(3):260–272.


Morreale, S. P. and Pearson, J. C. (2008). Why communication education is important. Communication Education, 57(2):224–240.


Rickenberg, R. and Reeves, B. (2000). The effects of animated characters on anxiety, task performance, and evaluations of user interfaces. In CHI, pages 49–56.


Scherer, K. R. (2005). What are emotions? and how can they be measured? Social science information, 44(4):695–729.


Spielberger, C. D., Biaggio, A., and Natalício, L. (1979). Inventário de ansiedade traço estado: manual de psicologia aplicada.


Wang, C.-Y., Ke, S.-Y., Chuang, H.-C., Tseng, H.-Y., and Chen, G.-D. (2010). E-learning system design with humor and empathy interaction by virtual human to improve students’ learning. In ICCE, pages 615–622.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
AZEVEDO, Otávio B.; JAQUES, Patricia A.. Um Agente Pedagógico Gentil é Mais Efetivo? Efeito das Atitudes de Agentes Pedagógicos Animados na Aprendizagem, Engajamento, Emoções e Ansiedade dos Estudantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 762-771. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.762.