Um Agente Pedagógico Gentil é Mais Efetivo? Efeito das Atitudes de Agentes Pedagógicos Animados na Aprendizagem, Engajamento, Emoções e Ansiedade dos Estudantes
Resumo
O interesse pelos agentes animados com dimensões afetivas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Entretanto, não houve uma comparação dos efeitos de agentes pedagógicos animados com atitudes opostas (como amigável e direta, por exemplo) e neutras (sem emoções). Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é verificar o impacto das atitudes dos agentes nos alunos em relação à aprendizagem, engajamento, emoções e estado de ansiedade. Para alcançar este objetivo, uma agente com as atitudes amigável, direta e neutra foi desenvolvida e integrada ao STI-X. Esse sistema foi utilizado em uma avaliação experimental envolvendo 71 alunos do sétimo ano do ensino fundamental, os quais foram distribuídos em três grupos, um para cada atitude da agente. Os resultados indicaram que o impacto da agente amigável nos alunos foi mais positivo em relação às outras atitudes.
Palavras-chave:
Agente Pedagógico Animado, Computação Afetiva, Atitude, Sistema Tutor Inteligente, Aprendizagem, Engajamento, Emoção, Ansiedade
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
AZEVEDO, Otávio B.; JAQUES, Patricia A..
Um Agente Pedagógico Gentil é Mais Efetivo? Efeito das Atitudes de Agentes Pedagógicos Animados na Aprendizagem, Engajamento, Emoções e Ansiedade dos Estudantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 762-771.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.762.