Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem de LIBRAS: Um Mapeamento Sistemático

Resumo


No Brasil, existem 9,7 milhões de deficientes auditivos (cerca de 5,1% da população). Essas pessoas são usuárias em potencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mas apenas uma parcela delas terá acesso à alfabetização, tendo em vista as dificuldades socioeconômicas nacionais. Por outro lado, o advento da tecnologia vem impactando positivamente nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo obter uma visão geral das soluções tecnológicas que vêm sendo utilizadas no ensino de línguas de sinais, com ênfase na LIBRAS. Para isso, um Mapeamento Sistemático (MS) foi conduzido, cuja etapa de busca manual identificou 46 estudos primários em conferências, periódicos e revistas brasileiras. De modo geral, observou-se que as tecnologias já vêm contribuindo consistentemente para o ensino da LIBRAS. A grande maioria dos estudos foram publicados nos últimos 10 anos, o que sugere uma linha de pesquisa emergente. Nesse sentido, foram identificadas diferentes tipos de abordagens, desde a análise e projeto até a construção e validação de soluções tecnológicas.
Palavras-chave: LIBRAS, Ensino, Aprendizagem

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Publicado
24/11/2020
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FALVOJR, Venilton; FALVO, Catherine Martins; SCATALON, Lilian Passos; BARBOSA, Ellen Francine. Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem de LIBRAS: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 812-821. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.812.