Modelo de identificação de unidades de conhecimento de programação em processo de aplicação durante a codificação

Resumo


Trabalhos que apresentaram modelos de identificação do conhecimento de alunos em programação, em ambientes computacionais de aprendizagem, não investigaram formas de identificar unidades de conhecimento em processo de serem aplicadas, durante a codificação. Este tipo de informação pode ser útil para tomadas de decisão de ambientes adaptativos, como oferecer suporte quando o aluno está tentando aplicar determinados conhecimentos. Este trabalho apresenta e avalia um modelo baseado em análise sintática que acompanha a codificação do aluno e identifica unidades de conhecimento de programação em processo de aplicação. Os resultados mostraram uma boa concordância entre as inferências do modelo e os julgamentos de especialistas.
Palavras-chave: identificação de conhecimento do aluno, programação de computadores, sistemas de aprendizagem

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Publicado
24/11/2020
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KAUTZMANN, Tiago R.; JAQUES, Patricia A.. Modelo de identificação de unidades de conhecimento de programação em processo de aplicação durante a codificação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 982-991. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.982.