Identificação de Atributos Relevantes na Evasão no Ensino Superior Público Brasileiro

Resumo


A evasão é um problema frequente nas universidades brasileiras. Além da perda do aluno no meio acadêmico, pode provocar gastos universitários ineficientes uma vez que orçamento universitário não consegue atingir seu objetivo de formar o aluno. Técnicas de mineração de dados com auxílio de algoritmos podem auxiliar na identificação do possível aluno em evasão. Diversos algoritmos podem ser utilizados entre eles o Random Forest. Este trabalho visa identificar, com a ajuda deste algoritmo, a relevância de características pessoais nos alunos em associação com características demográficas no processo de evasão. O trabalho foi realizado nos dados de uma universidade pública federal em conjunto com dados do censo demográfico brasileiro. Os resultados alcançados, avaliados entre as duas bases de dados, permitem verificar quais características estão associadas aos alunos evadidos nesta universidade.
Palavras-chave: Mineração de dados educacionais, Learning Analytics, Evasão

Referências

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Publicado
24/11/2020
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BRITO, Bruno Claudino Pereira de ; MELLO, Rafael Ferreira Leite de; ALVES, Gabriel. Identificação de Atributos Relevantes na Evasão no Ensino Superior Público Brasileiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1032-1041. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1032.