Sistema Classificador de Mapas Conceituais: Uma Arquitetura Computacional Baseada em Processamento de Linguagem Natural
Resumo
Com a democratização da informação, o modelo de ensino tradicional ganha um desafio ainda maior, o de manter os alunos motivados em sala de aula e, no mesmo momento, otimizar o processo de ensino aprendizagem para os professores. A utilização de Mapas Conceituais vem ganhando espaço no ambiente educacional, permitindo a modelagem do conhecimento através da organização de conceitos em uma estrutura proposicional. Seguindo essa ideia, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar uma arquitetura computacional focada na análise da linguagem natural, que utiliza os relacionamentos textuais produzidos pelos Mapas Conceituais e desenvolvidos na ferramenta CmapTools para classificar o nível de cognição do aluno e, aditivamente, expor esses resultados de forma analítica para servir de subsídio para o professor.
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Mapa Conceitual, Processamento de Linguagem Natural
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
BEZERRA NETO, Raimundo Nonato; DE LIMA, Rommel Wladimir.
Sistema Classificador de Mapas Conceituais: Uma Arquitetura Computacional Baseada em Processamento de Linguagem Natural. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 1072-1081.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1072.