Mineração de Dados Educacionais: Um Modelo de Predição do Perfil do Aluno para Melhoria do IDEB

  • Glevson da Silva Pinto Universidade Federal de Alagoas
  • Olival de Gusmão Freitas Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Evandro de Barros Costa Universidade Federal de Alagoas

Resumo


Este trabalho tem como objetivo explorar técnicas de seleção de atributos e algoritmos preditivos, visandodesenvolver um modelo de um preditor paraidentificar quais fatores impactampositivamente no IDEB(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)das escolas públicas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativa e exploratória. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, trata-se de um estudo de caso, analisando-se dados educacionais das escolas públicas municipais de Teotônio Vilela (Alagoas), conduzindo um estudo experimental, produzindo relevantes resultados na tarefa de identificação de atributos relevantes para apoiar os gestores educacionais.Este estudo comprovou que a aplicação para predição do resultado do IDEB funciona e conseguimos identificar alguns perfis de alunos que podem contribuir no melhor resultado do IDEB.
Palavras-chave: Seleção de atributos, algoritmos preditivos, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB

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Publicado
24/11/2020
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PINTO, Glevson da Silva; FREITAS JÚNIOR, Olival de Gusmão; COSTA, Evandro de Barros. Mineração de Dados Educacionais: Um Modelo de Predição do Perfil do Aluno para Melhoria do IDEB. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1172-1182. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1172.