Aplicação das técnicas de processamento de linguagem natural Cosine Similarity e Word Movers Distance para auxiliar na correção de questões discursivas em um Tutor Inteligente

  • Douglas de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Pozzebon Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-4237-6589
  • Tatiana Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo


A avaliação dos alunos por meio de questões discursivas é uma das formas mais tradicionais do sistema de ensino, mas sua correção não é uma tarefa trivial. Em turmas com um número elevado de alunos essa tarefa ocupa boa parte do tempo de trabalho do professor. Este problema se agrava quando falamos de um Sistema Tutor Inteligente (STI) onde o número de alunos pode crescer consideravelmente e, automaticamente, o número de questões discursivas para correção cresce a cada exercício proposto para a turma. Realizando estudos na área de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e utilizando as medidas de similaridade Cosine similarity e Word Mover’s Distance, foi proposta uma solução para a criação de um sistema de correção automática de questões discursivas. Foram realizados testes para avaliar a eficiência de cada uma das medidas de similaridade sendo que a Cosine Similarity se destacou, uma vez escolhida para integrar a solução implementada no MAZK STI. Nos testes realizados, dentro do STI, o sistema de correção automática do MAZK obteve um erro relativo de 15% e uma acurácia de 88,7%, resultados interessantes e animadores.
Palavras-chave: MAZK STI, Processamento de Linguagem Natural, Sistema Tutor Inteligente, questões discursivas

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Publicado
24/11/2020
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OLIVEIRA, Douglas de; POZZEBON, Eliane; SANTOS, Tatiana. Aplicação das técnicas de processamento de linguagem natural Cosine Similarity e Word Movers Distance para auxiliar na correção de questões discursivas em um Tutor Inteligente. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1243-1252. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1243.