Avanços na recomendação personalizada de objetos de aprendizagem através da utilização de meta-heurísticas clássicas associadas aos Problemas de Cobertura de Conjuntos e de Máxima Cobertura: Uma análise experimental
Resumo
Uma limitação dos sistemas de recomendação é não garantir que os objetos de aprendizagem (OAs) recomendados cobrem todos os conceitos que o estudante precisa aprender. Para lidar com esse desafio, neste artigo, o Problema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem (PROA) é formulado como o Problema de Cobertura de Conjuntos e um problema similar ao Problema de Máxima Cobertura, ambos da classe NP-Hard. Adaptam-se meta-heurísticas gulosas e evolucionárias mostrando que elas são apropriadas para a solução do PROA. Este artigo contribui com o estado da arte com uma recomendação de OAs mais personalizada usando uma ontologia que modela as necessidades de conhecimento do estudante e o seu estilo de aprendizagem.
Palavras-chave:
Recomendação personalizada, Objetos de aprendizagem, Problema de cobertura
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
BELIZÁRIO JÚNIOR, Clarivando Francisco; DORÇA, Fabiano; ANDRADE, Alessandro Vivas; ASSIS, Luciana Pereira.
Avanços na recomendação personalizada de objetos de aprendizagem através da utilização de meta-heurísticas clássicas associadas aos Problemas de Cobertura de Conjuntos e de Máxima Cobertura: Uma análise experimental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 1383-1392.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1383.