Informática na Educação em Computação: uma visão geral sobre as contribuições de pesquisadores brasileiros

  • Leo Natan Paschoal University of São Paulo https://orcid.org/0000-0003-1076-9174
  • Pedro Henrique Dias Valle Universidade de São Paulo
  • Silvana Morita Melo UFGD
  • Valéria de Carvalho Santos Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo


O Congresso Brasileiro de Informática na Educação está entre os principais eventos que abordam o ensino de computação em âmbito nacional. Tornando-se um importante canal de divulgação e discussão de resultados, assim como, encontro de grupos que têm o interesse pelo tema. Na tentativa de reconhecer os esforços produzidos pelos pesquisadores nessa área, estudos secundários foram produzidos. No entanto, esses trabalhos têm se concentrado em aspectos individuais de pesquisa, como o reconhecimento de ferramentas e métodos para apoiar o ensino de uma disciplina específica que compõem o currículo de um curso de computação. Nessa perspectiva, este artigo emerge com a intenção de apresentar panorama que busca reunir as contribuições da comunidade brasileira de informática na educação para o ensino de computação em geral. A fim de atender esse objetivo, um mapeamento sistemático da literatura foi planejado e conduzido. Dentre os principais resultados da pesquisa destacam-se a síntese e discussão dos tópicos investigados pela comunidade, os autores mais atuantes na área, a origem e tipo dos estudos produzidos. Além disso são relacionados os principais problemas/desafios e soluções estabelecidas para a área.
Palavras-chave: Ensino de Computação, Informática na Educação, Tecnologias na Educação

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Publicado
24/11/2020
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PASCHOAL, Leo Natan; VALLE, Pedro Henrique Dias; MELO, Silvana Morita; SANTOS, Valéria de Carvalho. Informática na Educação em Computação: uma visão geral sobre as contribuições de pesquisadores brasileiros. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1623-1632. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1623.