Avaliação de usabilidade do SofEMN: Software de apoio ao Ensino de Métodos Numéricos

Resumo


O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados obtidos a partir da aplicacação de um primeiro teste de usabilidade do SofEMN (Software de apoio ao Ensino de Métodos Numéricos), que consiste em um software livre matemático, idealizado durante a execução de um projeto de pesquisa desenvolvido por docentes e discentes da UFSM. Os resultados do teste mostram que os estudantes aprovam a iniciativa de utilizar um software específico para métodos numéricos durante o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, que o SofEMN precisa de pequenos ajustes, principalmente com relação a interface, com o objetivo de melhorar a visualização das telas e botões, para que se torne uma ferramenta de auxílio para solidificar o conhecimento na área.

Palavras-chave: Métodos numéricos, software educacional, avaliação de usabilidade

Referências

Almeida, A., Gomes, T., Leal, V., Gomes, R., and Leal, L. (2018). Indicadores para avaliação de software educacional com base no guia gdsm (goal driven software measurement). Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):21.

Basili, V. and Rombach, H. (1988). The tame project: towards improvement-oriented software environments. IEEE Transactions on Software Engineering, 14(6):758–773.

Borges, V., Nogueira, B., and Barbosa, E. (2015). Uma análise exploratória de tópicos de pesquisa emergentes em informática na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01):85.

Chapra, S. C. (2013). Métodos numéricos aplicados com MATLAB para engenheiros e cientistas. AMGH, 3th edition.

Eaton, J. W. (2021). Gnu octave. In GNU Octave.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

Pires, P. S. M. (2004). Introdução ao scilab. In Scilab Versão 3.0. Manual. Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Engenharia de Computação e Automação.

Romero, C. S. (2006). Planejar aulas de matemática utilizando softwares educacionais. In Recursos Tecnológicos nas Instituições de Ensino.

Ruggiero, M. A. G. (1996). Cálculo Numérico: aspectos teóricos e computacionais. Makron Books, 2th edition.

Universidade Federal de Santa Maria-CS (2019). Projeto Pedagógico PPC - Engenharia Mecânica. Disponível em: [link].

Valentim, N., Rabelo, J., Silva, W., Coutinho, W., Álvaro Mota, and Conte, T. (2014). Avaliando a qualidade de um aplicativo web móvel através de um teste de usabilidade:um relato de experiência. In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, pages 256–263, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FINGER, Alice Fonseca; LORETO, Aline Brum; SOUBHIA, Ana Luisa; ANDRADE, Arthur Cordeiro. Avaliação de usabilidade do SofEMN: Software de apoio ao Ensino de Métodos Numéricos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 103-112. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218425.