Avaliando a Percepção de Inovação e Aceitação de uma Ferramenta de Suporte à Educação 4.0

Resumo


As escolas devem formar estudantes capazes de lidar com profissões e tecnologias que ainda estão por vir. A Educação 4.0 é um paradigma que está impulsionando o novo ambiente educacional por meio do ensino e desenvolvimento de habilidades relevantes e tecnologias digitais. Para tanto, os professores devem ser capacitados para o uso de tais tecnologias digitais no ensino. Neste cenário, foi realizado um estudo de caso com professores sobre uma ferramenta de software de suporte à Educação 4.0, visando medir a percepção de inovação e aceitação da ferramenta. A percepção de inovação dos professores foi positiva, principalmente, como software habilitador da resolução criativa de problemas e da transformação do conhecimento. Os professores concordaram com os indicadores de facilidade de uso e de utilidade de uso percebidos.

Palavras-chave: Educação 4.0, Habilitadores, Transformação Digital, Método TADEO

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Publicado
22/11/2021
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OLIVEIRA, Katyeudo Karlos de S.; FIORAVANTI, Maria Lydia; OLIVEIRA, Myke Morais de; BARBOSA, Ellen Francine; SOUZA, Ricardo André C.. Avaliando a Percepção de Inovação e Aceitação de uma Ferramenta de Suporte à Educação 4.0. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 203-212. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218546.