Avaliação de Softwares Educacionais através de Indicadores de Qualidade

Resumo


Ferramentas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem são amplamente buscadas e dentre elas estão os softwares educacionais. No entanto, é importante que os professores tenham conhecimento dos potenciais benefícios pedagógicos destes softwares para que possam aplicá-los no ambiente de ensino. Este artigo apresenta questões e indicadores propostos para avaliar softwares educacionais sugerindo sua aceitação ou não para uso em sala de aula, bem como uma avaliação realizada para verificar a consistência de ambos, que foi executada através de um grupo focal. Após a avaliação utilizando grupo focal, os indicadores foram ajustados e aplicados na avaliação de softwares educacionais produzidos em sala de aula.

Palavras-chave: Qualidade de Software, Contexto Educacional, Indicadores de Qualidade, Software Educacional

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Publicado
22/11/2021
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ALMEIDA, André; GOMES, Luciana de Queiroz Leal. Avaliação de Softwares Educacionais através de Indicadores de Qualidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 249-258. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218685.