Avaliação de Softwares Educacionais através de Indicadores de Qualidade
Resumo
Ferramentas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem são amplamente buscadas e dentre elas estão os softwares educacionais. No entanto, é importante que os professores tenham conhecimento dos potenciais benefícios pedagógicos destes softwares para que possam aplicá-los no ambiente de ensino. Este artigo apresenta questões e indicadores propostos para avaliar softwares educacionais sugerindo sua aceitação ou não para uso em sala de aula, bem como uma avaliação realizada para verificar a consistência de ambos, que foi executada através de um grupo focal. Após a avaliação utilizando grupo focal, os indicadores foram ajustados e aplicados na avaliação de softwares educacionais produzidos em sala de aula.
Referências
Brito Junior, O. e Aguiar, Y. P. C. (2018). "Taxonomia de Critérios para Avaliação de Software Educativo - TaCASE", Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação p. 298-307.
Chagas, A. T. R. (2000), O questionário na pesquisa científica. Administração On Line, São Paulo, v. 1, n. 1.
Dalbosco, J e Brandão; E. (2006). "Ambientes Informatizados de Ensino: questões em aberto". 2006. Dissertação de mestrado. Universidade de Passo Fundo.
Fang, H. (2008) "Modeling and Analysis for Educational Software Quality Hierarchy Triangle" In: Proceedings of Seventh International Conference on Web-based Learning, Zhejiang, China.
Lima, J. F.; Leal, V. Q.; Gomes, R.C.M.; Gomes, L. Q. L. (2015) "Quali-EDU: Um processo de avaliação da qualidade de software educacional", In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação p. 229-238.
Litchfield, A. (1994) "Interface communication management: A user centred multimedia design model" In: C. McBeath and R. Atkinson (Eds), Proceedings of the Second International Interactive Multimedia Symposium, 298-303. Perth, Western Australia, 23-28 January. Promaco Conventions.
Lopes, A. C. (2002). "Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Submissão ao Mundo Produtivo: O Caso do Conceito de Contextualização". Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, p. 386-400.
Marçal, E. K. et al. (2009). "Auditoria da qualidade de um software de contabilidade. Gestão & Regionalidade", v. 23, n. 66.
Nobre, E. B. (2012). "Elaboração e validação de questionário para descrever o estilo de vida de mães de pré-escolares". Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Park, R. E.; Goethert, W. B.; Florac, W. A. (1996), "Goal-Driven Software Measurement — A Guidebook. Software Engineering Institute". Pittsburgh, p. 189.
Rezende, C. S. (2013). Modelo de Avaliação de Qualidade de Software Educacional para o Ensino de Ciências (Doctoral Dissertation, Dissertação (Mestrado em Ciências)–Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais).
Vieira, F. M. S. (1999). Avaliação de software educativo: reflexões para uma análise criteriosa. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de Janeiro de 2019.