Construindo um jogo para o ensino de biorremediação

Resumo


A biorremediação consiste na utilização de organismos vivos, plantas ou micro-organismos, com vistas a reduzir ou eliminar poluentes presentes no ambiente. Tal temática, assim, pode ser considerada de grande potencial para ensino de conteúdos e competências presentes dentro das Ciências da Natureza, na Educação Básica. Dentre as abordagens utilizadas em ensino com o objetivo de instigar os alunos, destaca-se a aprendizagem baseada em problemas. No presente estudo, essa metodologia foi associada aos jogos educacionais que também são apontados como ferramentas didáticas que trazem o lúdico para sala de aula. O presente trabalho discute a criação e o emprego de um simulador/jogo que emprega situações-problemas ambientais reais, assim como as ferramentas para que o estudante consiga solucioná-las. Sendo assim, o objetivo é oportunizar aos educandos o aprendizado de conceitos importantes sobre biorremediação e áreas correlatas; assim como o desenvolvimento de competências relacionadas a resoluções de situações-problemas pautados no emprego do método científico aplicado. Para isso foi conduzida uma etapa de validação do jogo em uma sequência didática com um grupo de 5 alunos com um protótipo do jogo com vistas a analisar os resultados preliminares relativos a viabilidade de sua utilização como ferramenta de ensino. Os resultados se mostraram satisfatórios, indicando que os participantes conseguiram adquirir competências importantes relativas a biorremediação e conseguiram mobilizar os conhecimentos necessários para sua aplicação prática.

Palavras-chave: Jogos Educacionais, Aprendizagem Baseada em Problemas, Biorremediação

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Publicado
22/11/2021
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ROCHA, Anderson; MENDES, Anna; AMORIM, Myrna; MATOS, Guilherme; DOS SANTOS, Joel. Construindo um jogo para o ensino de biorremediação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 270-280. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217141.