Super ThinkWash: Um Jogo Digital Educacional inspirado na vida real para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital educacional intitulado “Super ThinkWash”. O jogo tem como objetivo auxiliar crianças no início do processo de alfabetização a desenvolver habilidades do Pensamento Computacional e trabalhar conceitos básicos da Matemática. Também, de maneira a explorar a interdisciplinaridade do Pensamento Computacional com atividades da vida diária, o jogo tem como temática o processo de lavagem de roupa. A avaliação do jogo foi realizada por estudantes de Ciência da Computação e como resultados obtiveram-se feedbacks positivos sobre o design e as funcionalidades disponíveis. Por fim, o jogo encontra-se em sua primeira versão funcional e é constituído de 3 fases.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Jogo digital educacional, Crianças

Referências

BNCC (2018). Base nacional comum curricular: Educação é a base.

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. PhD thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cavadas, A., Fernandes, R. M., Motta, C., Marques, C., e Oliveira, C. (2019). Estratégia neuropedagógica computacional para promover o desenvolvimento de jovens em áreas de risco e vulnerabilidade social. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, page 773.

David, W., Alencar, L., Duarte, J., e de Sousa Pires, F. G. (2018). Tricô numérico: Um jogo para alfabetização matemática. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 249.

Fisher, C. (2014). Designing games for children: Developmental, usability, and design considerations for making games for kids. CRC Press.

Gee, J. P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment (CIE), 1(1):20–20.

Gomes, T., Barreto, P., Lima, I. R. A., e Falcão, T. P. (2015). Avaliação de um jogo educativo para o desenvolvimento do pensamento computacional na educação infantil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1349.

Grimes, R. H. e Hounsell, M. d. S. (2019). Sistema biomédico com jogo sério e dispositivo especial para reabilitação respiratória. Master’s thesis, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Henrique, M. S. (2016). Educatalog4re: um catálogo de requisitos para auxiliar o desenvolvimento softwares educacionais. Master’s thesis, Universidade Federal de Pernambuco.

Koscianski, A. e Glitz, F. R. d. O. (2017). O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, 15(2).

Lima, G., Macena, J., de Souza, R. L., Pires, F., e Pessoa, M. (2019). Gramágica: um jogo de fantasia para aprendizagem de classificação silábica. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1350.

Nielsen, J. (1994). Usability engineering. Morgan Kaufmann.

Santos (2006). Jogos eletrônicos na educação: um estudo da proposta dos jogos estratégicos. Monografia (Bacharel em Ciência da Computação), UFS (Universidade federal de Sergipe), Sergipe, Brasil.

Savi, R. e Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(1).

Schell, J. (2010). Arte de game design: o livro original. Crc Press.

von Wangenheim, C. G. e von Wangenheim, A. (2012). Ensinando computação com jogos. Bookess Editora, Florianópolis, SC, Brasil.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2011). Research notebook: Computational thinking—what and why. The link magazine, 6.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DUTRA, Taynara Cerigueli; FELIPE, Daniel; GASPARINI, Isabela; MASCHIO, Eleandro. Super ThinkWash: Um Jogo Digital Educacional inspirado na vida real para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 292-303. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217968.