Prática pedagógica aliada ao aplicativo móvel zReader: efeitos sobre compreensão textual e interesse de crianças pela leitura

  • Tamila Kécia Nunes de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Amancio Macedo Santos Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-9509-5238
  • Fabrício Vale de Azevedo Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Este artigo apresenta o resultado da avaliação experimental sobre o impacto do aplicativo zReader na alfabetização de crianças. A intervenção contou com um grupo de controle formado por 15 alunos e um grupo experimental formado por 17 alunos, e durou cerca de 11 meses (de fevereiro a dezembro de 2019). Duas variáveis foram consideradas: a compreensão textual e o interesse pela leitura. Para a variável compreensão textual, os resultados não apresentaram significância estatística, apesar de indicarem melhora nas médias obtidas. Para a variável interesse pela leitura, os resultados foram bastante promissores, apresentando significância estatística para vários itens observados.

Palavras-chave: Alfabetização, Aplicativos móveis, zReader

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Publicado
22/11/2021
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SOUZA, Tamila Kécia Nunes de; SANTOS, José Amancio Macedo; GUERRA, Fabrício Vale de Azevedo. Prática pedagógica aliada ao aplicativo móvel zReader: efeitos sobre compreensão textual e interesse de crianças pela leitura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 304-315. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218043.