Adaptação do processo ENgAGED para o desenvolvimento de conteúdos curriculares em uma plataforma de jogos baseada em Gramática de Grafos

Resumo


Os jogos educacionais destacam-se por contribuir para o desenvolvimento de habilidades de maneira lúdica. Entretanto, muitos deles não apresentam uma fundamentação teórica em relação aos processos de criação, validação e avaliação. O GrameStation é um motor de jogos baseado em Gramática de Grafos que pode ser utilizado na Educação Básica para desenvolver o Pensamento Computacional. Neste artigo, propõe-se uma adaptação de um método de desenvolvimento de jogos educacionais (ENgAGED) utilizando a plataforma GrameStation. Um exemplo de instanciação é apresentado a fim de ilustrar o método proposto.

Palavras-chave: Gramática de Grafos, Jogos Educacionais, Processo ENgAGED, Educação em Computação

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Publicado
22/11/2021
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SILVA, Júlia Veiga da; SILVA JUNIOR, Braz Araujo da; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André da Costa. Adaptação do processo ENgAGED para o desenvolvimento de conteúdos curriculares em uma plataforma de jogos baseada em Gramática de Grafos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 316-327. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218096.