Recurso Educacional Aberto para Treinamento Inicial e Contínuo em Mamografia Utilizando Questionário Virtual e Técnicas de Gamificação

Resumo


O treinamento de estudantes e técnicos em mamografia é fundamental para uma alta qualidade de imagens radiológicas, com impacto direto na capacidade de diagnóstico do câncer de mama. Observando a defasagem no treinamento inicial e contínuo dos profissionais desta área por motivos diversos, este trabalho apresenta um recurso educacional aberto para treinamento em mamografia. Este trabalho apresenta o sistema MEP (Mammography Education Platform), que utiliza técnicas de gamificação através de um ambiente virtual associado a um módulo de questionários e gerenciamento. O sistema criado possui um potencial de utilização em cursos iniciais e de treinamento contínuo, tal como em programas de controle de qualidade.

Palavras-chave: Mamografia, treinamento, realidade virtual, questionário

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Publicado
22/11/2021
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SILVA, Paulo C.; CYRINO, Gabriel F.; LAMOUNIER, Edgard; CARDOSO, Alexandre; PATROCINIO, Ana C.. Recurso Educacional Aberto para Treinamento Inicial e Contínuo em Mamografia Utilizando Questionário Virtual e Técnicas de Gamificação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 381-391. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218396.