Um Mapeamento Sistemático sobre Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica

Resumo


O mapeamento sistemático apresentado neste artigo teve como objetivo principal produzir um panorama quantitativo geral das experiências, pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos relacionados ao desenvolvimento e à aplicação de Recursos Educacionais Digitais (RED) no contexto da educação básica brasileira. Foram considerados estudos primários publicados no ano de 2020 em veículos brasileiros cujos escopos contemplam a Informática na Educação e a Educação em Computação. Os resultados apresentados contribuem com subsídios quantitativos para o entendimento geral de tal contexto de desenvolvimento e aplicação de RED, bem como representam dados confiáveis sobre pesquisas correlatas disponíveis a pesquisadores que atuam em linhas de pesquisa relacionadas ao tema.

Palavras-chave: Recursos Educacionais Digitais, Informática na Educação, Educação em Computação, Educação Básica, Mapeamento Sistemático

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Publicado
22/11/2021
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GONÇALVES, Vagner Mendonça; BRANCHER, Jacques D.; BUSSMANN, Allan J. C.. Um Mapeamento Sistemático sobre Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 524-537. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218726.