Design de interação integrado ao design instrucional: a modelagem de um ambiente de MOOC por meio da MoLIC

Resumo


A complexidade em harmonizar o discurso dos diversos agentes envolvidos na criação de um curso MOOC (acrônimo para Massive Open Online Courses) tem sido um desafio compartilhado entre o design de interação e o design instrucional, em que comunicação entre sujeitos é essencial para a qualidade do ensino e da aprendizagem. Um dos aspectos desse desafio está na necessidade de modelar a comunicação entre os interlocutores educacionais mediatizadas pelas interfaces de um sistema. Desse modo, considerando a Modeling Language for Interaction as Conversation (MoLIC) como uma ferramenta epistêmica de suporte à modelagem de interação (humano-computador), este artigo apresenta os resultados de uma investigação acerca da aplicação/adequação da MoLIC à modelagem de sistemas educacionais, especificamente uma plataforma e curso(s) MOOC, com foco na relação entre o design instrucional e o design de interação, resultando na adição de elementos específicos do domínio educacional e as intenções de design à MoLIC.

Palavras-chave: MoLIC, MOOC, design de interação, modelagem

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Publicado
22/11/2021
GARRIDO, Filipe A.; RÊGO, Beatriz B. do; MATOS, Ecivaldo de Souza. Design de interação integrado ao design instrucional: a modelagem de um ambiente de MOOC por meio da MoLIC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 598-608. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217573.