Critérios de Acessibilidade para Jogos Educacionais Digitais que Visam o Desenho Universal

Resumo


A educação é um direito universal e, por isso, recursos educacionais, como os jogos digitais, precisam ser inclusivos a pessoas com deficiência. O desenvolvimento de jogos educacionais acessíveis não é trivial, visto que é preciso atender diferentes critérios para diferentes grupos de deficiência. Este trabalho tem por objetivo identificar critérios de acessibilidade para jogos educacionais categorizados pelo framework MDA, por meio de um mapeamento sistemático da literatura. Como resultados, discute-se sobre os critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual e também do Transtorno do Espectro Autista, a respeito do desenho universal, critérios contraditórios e a participação do público-alvo no levantamento dos critérios.

Palavras-chave: critérios de acessibilidade, desenho universal, jogos educacionais, jogos sérios, mapeamento sistemático da literatura, mechanics, dynamics, aesthetics, MDA framework

Referências

Aguado-Delgado, J., Gutierrez-Martinez, J.-M., Hilera, J. R., de Marcos, L., and Otón,S. (2020). Accessibility in video games: a systematic review. Universal Access in the Information Society, 19(1):169–193.

Brasil (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.

Fiatcoski, D. and Góes, A. (2021). Desenho universal para aprendizagem e tecnologias digitais na educação matemática inclusiva. Revista Educação Especial, 34(0):13–1–24.

Fontoura Junior, P. H. F. (2018). Recomendações para o desenvolvimento de jogos educacionais: aspectos para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Master’s thesis, Universidade Federal de São Carlos, Brazil.

GAG (2012).Game accessibility guidelines. Disponível em: http://gameaccessibilityguidelines.com/. Acesso em: 15 jul de 2021.

Hunicke, R., LeBlanc, M., and Zubek, R. (2004). Mda: A formal approach to game design and game research. In Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI, volume 4, page 1722. San Jose, CA.

Jaramillo-Alcázar, A., Luján-Mora, S., and Salvador-Ullauri, L. (2017). Accessibility assessment of mobile serious games for people with cognitive impairments. In 2017 International Conference on Information Systems and Computer Science (INCISCOS), pages 323–328. IEEE.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(2004):1–26.

Lopez-Basterretxea, A., Mendez-Zorrilla, A., Garcia-Zapirain, B., Madariaga-Ortuzar,A., and Lazcano-Quintana, I. (2014). Serious games to promote independent living for intellectually disabled people: Starting with shopping. In 2014 Computer Games: AI, Animation, Mobile, Multimedia, Educational and Serious Games (CGAMES), pages 1–4. IEEE.

Marinho, F., Souza, F., Lima, G., Orleans, L., Pletsch, M., Marin, M., Goulart, M., and Braun, P. (2018). Desenho universal para a aprendizagem: criação e validação de um livro digital acessível. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):1878.

Muller, M. J., Haslwanter, J. H., and Dayton, T. (1997). Chapter 11 - participatory practices in the software lifecycle. In Helander, M. G., Landauer, T. K., and Prabhu, P. V.,editors, Handbook of Human-Computer Interaction (Second Edition), pages 255–297.North-Holland, Amsterdam, second edition edition.

Othman, N. I., Zin, N. A. M., and Mohamed, H. (2019). Accessibility requirements in serious games for low vision children. In2019 International Conference on Electrical Engineering and Informatics (ICEEI), pages 624–630. IEEE.

Perera, N. T., Wijerathne, I. S., Wijesooriya, M. M., Dharmarathne, A., and Weerasinghe, A. (2012). Ict based education for students with special educational needs in sri lanka. In International Conference on Advances in ICT for Emerging Regions (ICTer2012), pages 156–164. IEEE.

Salvador-Ullauri, L., Acosta-Vargas, P., and Luján-Mora, S. (2020). Web-based serious games and accessibility: A systematic literature review. Applied Sciences,10(21):7859.

Shaban, A. and Pearson, E. (2019). A learning design framework to support children with learning disabilities incorporating gamification techniques. In Extended Abstracts of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–6.

Shivshwan, K., Wang, C.-J., and Pongnumkul, S. (2016). Exploring the design and evaluation of an educational game for deaf and hard-of-hearing students in thailand. In Proceedings of the International Convention on Rehabilitation Engineering & Assistive Technology, pages 1–4.

Souza, F. F., Paula, M. M., Ramos, A. C., and Souza, M. M. (2010). Necessidades educativas especiais: construção de jogos para apoiar o aprendizado. In Proceedings do IX Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment-SBGames, volume 9.

Torrente, J., Blanco, Á. d., Serrano Laguna, Á., Vallejo Pinto, J. Á., Moreno Ger, P., and Fernández Manjón, B. (2014). Towards a low cost adaptation of educational games for people with disabilities. Computer Science and Information Systems, 11(1):369–391.

Torrente, J., del Blanco, Á., Serrano-Laguna, Á., Vallejo-Pinto, J. Á., Moreno-Ger, P., and Fernández-Manjón, B. (2012). Towards universal game development in education: Automatic and semiautomatic methodologies. In International Conference on Web-Based Learning, volume 7558 LNCS, pages 160–169.

Tsikinas, S. and Xinogalos, S. (2018). Designing effective serious games for people with intellectual disabilities. In 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1896–1903. IEEE.

Yuan, B., Folmer, E., and Harris, F. C. (2011). Game accessibility: a survey. Universal Access in the information Society, 10(1):81–100.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BELARMINO, Guilherme D.; BEDA, Juliana S. L.; FERREIRA, Poliana N.; GOYA, Denise. Critérios de Acessibilidade para Jogos Educacionais Digitais que Visam o Desenho Universal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 667-678. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218289.