Diretrizes de Acessibilidade para Jogos Sérios Destinados aos Aprendizes no Espectro Autista

  • Wendell Soares Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-4612-2535
  • Yuska Paola Costa Aguiar Universidade Federal da Paraiba

Resumo


Jogos sérios podem ser um importante instrumento de apoio no processo de aquisição ou treinamento de habilidades por pessoas no TRasntorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, o desenvolvimento de jogos sérios para estes usuários pode mostrar-se desafiador. Portanto, este trabalho propõe um conjunto de 109 diretrizes de acessibilidade para guiar o desenvolvimento de jogos sérios para usuários com TEA. O conjunto de diretrizes foi obtido a partir da análise da literatura, a partir de um mapeamento entre recomendações para o desenvolvimento de jogos sérios e àquelas destinadas ao desenvolvimento de soluções de software para usuários com TEA.

Palavras-chave: Jogos sérios, Transtorno do Espectro Autista, Diretrizes de desenvolvimento

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Publicado
22/11/2021
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PEREIRA, Wendell Soares; CYSNEIROS FILHO, Gilberto Amado de Azevedo; AGUIAR, Yuska Paola Costa. Diretrizes de Acessibilidade para Jogos Sérios Destinados aos Aprendizes no Espectro Autista. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 679-690. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218296.