Dinâmica de afetos dos alunos em um Sistema Tutor Inteligente de matemática no contexto brasileiro

Resumo


A pesquisa em dinâmica de afetos estuda como as emoções dos alunos se desenvolvem e se manifestam durante a aprendizagem. Trabalhos recentes mostraram que essa dinâmica não é genérica e que depende do contexto dos alunos, principalmente seu país de origem. Identificamos que nenhuma pesquisa desenvolveu um modelo de dinâmica de afetos validado no contexto brasileiro. Este trabalho apresenta o primeiro modelo de dinâmica de afetos utilizando dados de alunos brasileiros aprendendo com um STI de matemática baseado em passos. Este modelo possibilitou a descoberta de transições significativas entre as emoções acadêmicas confusão, frustração, tédio e engajamento.

Palavras-chave: Dinâmica de afetos, Sistema Tutor Inteligente, Computação Afetiva, Emoções acadêmicas

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Publicado
22/11/2021
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MORAIS, Felipe de; JAQUES, Patrícia A.. Dinâmica de afetos dos alunos em um Sistema Tutor Inteligente de matemática no contexto brasileiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 691-704. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218429.