Um Sistema de Recomendação de Estratégias de Aprendizagem Baseado no Perfil de Motivação do Aluno: SisREA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um sistema de recomendação de Estratégias de Aprendizagem baseado na motivação do aluno em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. O sistema de recomendação coleta dados utilizando o questionário EMAPRE-U, aplicado em um sistema de juiz online, e gera um perfil de motivação do aluno, a partir disso ele consegue recomendar uma Estratégia de Aprendizagem de forma manual ou automática. Como validação inicial dos resultados, o sistema recomendou estratégias a 304 alunos de graduação, dos quais 53 avaliaram as estratégias recebidas, uma vez que a pandemia paralisou as aulas em 2020.
Referências
Badia, A. and Monereo, C. (2010). . Ensino e aprendizagem de estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. Psicologia da Educação virtual–Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação, pages 311–328.
Bezerra, S. F., Silva, S., Neto, F. M., Silva, P., and de Sousa Monteiro, B. (2017). Sistema de recomendação ubíquo integrando hipermídias baseada em ontologia. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE), volume 28, page 1793.
Bzuneck, J. A. and Boruchovitch, E. (2016). Motivação e autorregulação da motivação no contexto educativo. Psicologia Ensino & Formação, 7(2):73–84.
Campos, A. d., Hollerweger, L., Santos, G., Farias, A. F., and Behar, P. A. (2017). Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro. Informática na educação: teoria & pratica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 3 (set. /dez. 2017), p. 78-93.
Duffy, M. C. and Azevedo, R. (2015). Motivation matters: Interactions between achi- evement goals and agent scaffolding for self-regulated learning within an intelligent tutoring system. Computers in Human Behavior, 52:338–348.
Elo, A. E. (1978). The Rating of Chessplayers, Past and Present. Arco Pub., New York.
Ramos, D., Ramos, I., Gasparini, I., and Oliveira, E. (2020). Um framework conceitual para recomendação de estratégias de aprendizagem utilizando motivação e trilhas de aprendizagem. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 872–881, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ramos, D. B. (2020)._x0001_Motivação e Estratégias de Aprendizagem. http://mobmoodle.icomp.ufam.edu.br/projeto/?pageid=159.
Rezende, P. A. A., Pereira, C. K., Campos, F., David, J. M. N., and Braga, R. (2015). Personna: proposta de ontologia de contexto e perfil de alunos para recomendação de objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01):70.
Romero, M., Hernandez, J. M., Juola, J. F., Casadevante, C., and Santacreu, J. (2020). Goal orientation test: An objective behavioral test. Psychological reports, 123(4):1425–1451.
Santos, A. A. A. d., Alcara, A. R., and Zenorini, R. d. P. C. (2013). Estudos psicométricos da escala de motivação para a aprendizagem de universitários. Fractal: Revista de Psicologia, 25:531–546.
Santos, A. A. A. d. and Mognon, J. F. (2016). Motivation assessment scale for learning in higher education (emapre-u): validity evidence. Psico-USF, 21:101–110.
Vargas, A. P., Santos, R., da Costa Botelho, S. S., Tonin, N., and Bez, J. (2017). Um sistema de recomendação baseado em um modelo cognitivo de aprendizagem. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE), volume 28, page 1667.
Veiga Simão, A. M. (2004). Integrar os princípios da aprendizagem estratégica no pro- cesso formativo dos professores, pages 95–106.
Zenorini, R. d. P. C. and dos Santos, A. A. A. (2010). Escala de metas de realização como medida da motivação para aprendizagem. Revista Interamericana de Psicologıa/Interamerican Journal of Psychology, 44(2):291–298.