Mineração de Dados Aplicada à Predição do Desempenho de Escolas e Técnicas de Interpretabilidade dos Modelos

  • Milton V. Gama Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Germano C. Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • Cleber Zanchettin Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-6421-9747

Resumo


Este trabalho analisa o desempenho com mineração de dados das escolas de São Paulo no exame SARESP, com dados da SEDUC-SP. A metodologia, baseada no CRISP-DM, propõe uma solução de aprendizagem de máquina para prever o desempenho das escolas e extrair padrões relevantes do desempenho educacional com técnicas de IA Explicativas. Sete classificadores alcançaram alta acurácia (93%) e AUC ROC (0.97) na previsão do desempenho das escolas, com dados do perfil de alunos, escolas e valores sócio-econômicos externos. O modelo não-linear e as técnicas SHAP e Counterfactual evidenciaram fatores relevantes que podem impactar o resultado educacional e a utilidade da metodologia no apoio à decisão.

Palavras-chave: Mineração de Dados Educacionais, Predição de Desempenho Escolar, IA Explicável, Interpretabilidade de Modelos

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Publicado
22/11/2021
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GAMA NETO, Milton V.; VASCONCELOS, Germano C.; ZANCHETTIN, Cleber. Mineração de Dados Aplicada à Predição do Desempenho de Escolas e Técnicas de Interpretabilidade dos Modelos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 773-782. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217421.