Análise dos Impactos da Gestão do Tempo no Desempenho Acadêmico Através da Mineração de Dados Educacionais

Resumo


Com os avanços tecnológicos no ambiente educacional, surgiram também novos desafios. Entre estes, está a dificuldade de identificar fatores que corroboram com um bom desempenho acadêmico dos alunos de cursos EAD. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da gestão do tempo no desempenho acadêmico dos discentes. Para isso, foram utilizadas a técnica K-means para a realização do agrupamento dos discentes em relação ao seu desempenho acadêmico, uma Rede Neural Artificial para classificar estes grupos com base nas variáveis de gestão do tempo, e o método SHAP para interpretar as variáveis que mais impactaram na classificação do desempenho, de acordo com a gestão do tempo. Para a construção desta pesquisa, utilizouse dados de cursos EAD extraídos da plataforma moodle de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Como conclusão, foi possível observar quais características da gestão do tempo impactam positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes.

Palavras-chave: Mineração de dados educacionais, clusterização, Redes neurais, gestão de tempo, desempenho acadêmico

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Publicado
22/11/2021
NASCIMENTO, Pricylla Santos Cavalcante do; SILVA JUNIOR, Adelson Santos da; SCHULZ, Camila Linhares; SANTOS, Maria Victória Rodrigues dos; MACIEL, Alexandre Magno Andrade; RODRIGUES, Rodrigo Lins; NASCIMENTO, Robson Raabi do; ALENCAR, Fernanda Maria Ribeiro. Análise dos Impactos da Gestão do Tempo no Desempenho Acadêmico Através da Mineração de Dados Educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 783-791. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217742.