Análise dos Impactos da Gestão do Tempo no Desempenho Acadêmico Através da Mineração de Dados Educacionais
Resumo
Com os avanços tecnológicos no ambiente educacional, surgiram também novos desafios. Entre estes, está a dificuldade de identificar fatores que corroboram com um bom desempenho acadêmico dos alunos de cursos EAD. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da gestão do tempo no desempenho acadêmico dos discentes. Para isso, foram utilizadas a técnica K-means para a realização do agrupamento dos discentes em relação ao seu desempenho acadêmico, uma Rede Neural Artificial para classificar estes grupos com base nas variáveis de gestão do tempo, e o método SHAP para interpretar as variáveis que mais impactaram na classificação do desempenho, de acordo com a gestão do tempo. Para a construção desta pesquisa, utilizouse dados de cursos EAD extraídos da plataforma moodle de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Como conclusão, foi possível observar quais características da gestão do tempo impactam positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes.
Referências
BARNES, T.; DESMARAIS, M.; ROMERO, C.; VENTURA, S. (2009) Educational Data Mining. 2nd International Conference on Educational Data Mining, Proceedings. Cordoba, Spain.
NASCIMENTO, R. L. S.; CRUZ JUNIOR, G. G.; FAGUNDES, R.A. (2018) Mineração de dados educacionais: um estudo sobre indicadores da educação em bases de dados do INEP. NOVA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. V.16.
MELO, E. P. S.; FARIAS, A. P. S. (2015) Gerenciamento do tempo e da rotina de trabalho: um estudo de caso numa agência do banco Bradesco S/A. CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO.
BROADBENT, J.; POON, W. L. (2015) Self regulated learning strategies & academic achievement in online higher education learning environments: A systematic review. The Internet and Higher Education.
SAS, (2021) Mineração de dados: O que é e qual a sua importância? Disponível em: https://www.sas.com/pt_br/insights/analytics/mineracao-de-dados.html Acessado em 14 de Abril de 2021
KASSAMBARA, A. Cluster Analysis in R. Vol. 1, 2017.
SANTOS, J. L. S.; RODRIGUES, L. R. (2020) Revisão sistemática sobre características de gestão de tempo na realização de atividades educacionais em sistemas de gerenciamento de aprendizagem. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa.
SHAP (2021) Documentação oficial do SHAP. Disponível em: https://shap.readthedocs.io/en/latest/index.html. Acessado em 11 de Maio de 2021.
WICKHAM, H.; GROLEMUND, G (2019). R para data sciense. Alta Books.