Mapeamento das Iniciativas de Promoção do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Resumo


Este estudo apresenta um levantamento das iniciativas que promovem o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental, com o objetivo de compreender as abordagens, recursos e ferramentas utilizadas. Pretende ainda investigar em que nível do Ensino Fundamental as iniciativas acontecem, subdividindo-as nos níveis 1 e 2 para uma análise mais aprofundada das práticas realizadas nos anos iniciais, por entender que nesta fase se formam importantes bases para aquisições de habilidades futuras. Como resultado, percebe-se que o volume de trabalhos relacionados ao PC tem mostrado tendência de crescimento ao longo dos últimos anos, o que reforça a necessidade de se investir em ações nos anos iniciais.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Computação

Referências

Araujo, A. L., Andrade, W., & Guerrero, D. (2016). Um Mapeamento Sistemático sobre a Avaliação do Pensamento Computacional no Brasil. Anais Dos Workshops Do V Congresso Brasileiro de Informática Na Educação (CBIE 2016), 1(Cbie), 1147. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1147

Avila, C., Cavalheiro, S., Bordini, A., & Marques, M. (2017). O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Básico - Uma Revisão Sistemática. Cbie, 82. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.82

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo (Edições 70 (ed.)).

Bordini, A., Avila, C., Marques, M., Foss, L., & Cavalheiro, S. (2017). Pensamento Computacional nos Ensinos Fundamental e Médio: uma revisão sistemática. Anais Do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE 2017).

Brasil. (2018). Base Nacional Comum - BNCC. Mec, 600. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Brereton, P., Kitchenham, B. A., Budgen, D., Turner, M., & Khalil, M. (2007). Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain. Journal of Systems and Software, 80(4), 571–583. https://doi.org/10.1016/j.jss.2006.07.009

British Broadcasting Corporation (BBC) Learning. (2020). Introduction to computational thinking. https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/zp92mp3/revision/1

Carvalho, J., Netto, J. F., & Almeida, T. (2017). Revisão Sistemática de Literatura sobre Pensamento Computacional por Meio de Objetos de Aprendizagem. Cbie, 223. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.223

Grover, S., & Pea, R. (2013). Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, 42(1), 38–43. https://doi.org/10.3102/0013189X12463051

Henrique, M. S., Borba Farias, A., Oliveira Miranda Cunha, F., & Dantas Scaico, P. (2013). Proposta para Construção de Sequências Didáticas para aulas de Matemática com uma Atividade de Computação Desplugada. Nuevas Ideas En Informática Educativa TISE, 369–374.

Mioto, F., Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., Ferreti Borgatto, A., & Martins Pacheco, L. H. (2019). bASES21 - Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática Na Educação.

Ortiz, J. D. S. B., & Pereira, R. (2018). Um Mapeamento Sistemático Sobre as Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional. Anais Do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE 2018), 1(Cbie), 1093. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1093

SBC. (2018). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica - Ensino de Computação na Educação Básica. In Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. [link].

Souza, F. F. de, & Nunes, M. A. S. N. (2019). Práticas e resultados obtidos na aplicação do Pensamento Computacional Desplugado no ensino básico: Um Mapeamento Sistemático. Cbie, 289. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.289

Tucker, A., Deek, F., Jones, J., McCowan, D., Stephenson, C., & Verno., A. (2003). A Model Curriculum for K-12 Computer Science: Final Report of the ACM K-12 Education Task Force Curriculum Committee. http://ww.acm.org/education/k12

Wing, J. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM, 1–5. https://doi.org/0001-0782/06/0300
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GREBOGY, Elaine Cristina; SANTOS, Icleia; CASTILHO, Marcos Alexandre. Mapeamento das Iniciativas de Promoção do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 965-975. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217412.