A Revolução Intangível no Ensino da Computação

Resumo


Ao passo que a computação se torna intangível e pervasiva nos negócios e no cotidiano das pessoas, é natural o fomento ao ensino de computação cada vez mais cedo. As iniciativas não mais se limitam à esfera da Sociedade Brasileira de Computação (SBC): elas extrapolaram para o debate geral da computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando estas tendências, como pode ser o perfil do vestibulando e do ingressante do futuro? Como o docente pode trabalhar com turmas cada vez mais heterogêneas? É possível aproveitar conhecimentos prévios para cativar estes alunos? Este artigo busca discutir estas questões a partir dos resultados de um questionário aplicado a 44 alunos ingressantes de um curso de Engenharia da Computação.

Palavras-chave: BNCC, ensino, computação

Referências

Boscarioli, C., Galante, G., Oyamada, M., Zara, R., and Vilwock, R. (2015). Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 178–187. SBC.

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., and da Silva, D. (2021). Um Relato de Experiência do Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 151–160. SBC.

Maekawa, C., Nagai, W., and Izeki, C. (2015). Relato de Gamificação da disciplina Projeto e Análise de Algoritmos do curso de Engenharia de Computação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1425.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., and Smith, A. (2014). Value proposition design: How to create products and services customers want, volume 2. John Wiley & Sons.

Rocha, M. d. S., Branco, K. C., Oliveira, A. L. S., de Oliveira, L. M., Fiori, M. V. S., Rabelo, J. d. H., and Marques, A. B. (2021). Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de Computação: Um estudo qualitativo. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 210–219. SBC.

Silveira, S. R., Pereira, A. S., Bertolini, C., Parreira, F., and Cunha, G. (2018). Potencialidades e desafios do Curso de Licenciatura em Computação a Distância da UFSM/UAB. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 1061.

Vitti, P. and Borges, M. A. F. (2016). Desafio Jovem Engenheiro: um torneio para incentivar o ingresso de estudantes de nível médio em carreiras de exatas . In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 61–70. SBC.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Felipe V. de; HAYASHI, Victor T.; ARAKAKI, Reginaldo. A Revolução Intangível no Ensino da Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1077-1086. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218480.