O Pensamento Computacional como base para o ensino-aprendizagem de matemática através da OBMEP
Resumo
Diante do desinteresse pela disciplina de matemática pelos estudantes que atuam e os baixos índices educacionais brasileiros, o presente artigo relata um recorte de uma pesquisa-ação que utiliza os pilares do pensamento computacional através de questões autorais semelhantes às da OBMEP, por estar presente em 99% dos municípios brasileiros. A busca por recursos se deu por meio de uma revisão sistemática de literatura com artigos de eventos de referência na área, seguida da elaboração das atividades. Foram elaborados 19 problemas envolvendo o pensamento computacional, testadas com estudantes premiados na olimpíada, onde foi observada a análise de casos possíveis para direcionar à resolução mais clara possível.
Referências
BNCC. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 mar. 21.
Bobsin, R. S.; Nunes, N. B.; Kologeski, A. L.; Bona, A. S. D. O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1473-1482. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1473.
Bona, A. S. (2016) Aulas Investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget. Curitiba: CRV.
Bona, A. S. D, Bobsin, R. S, Kologeski, A. L. (2020) "Contextualizando a matemática em oficinas com o pensamento computacional". Revista Educação em Foco: Tecnologias digitais & inovação em práticas de ensino. n. 1 vol. 1. págs. 189-206. e-Publicar: Rio de Janeiro, Brasil
CGEE. (2011). Avaliação do impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas escolas públicas. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. v. 11. Brasília, Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 mar. 21.
Duarte, A.; Moreira, H.; Mello, T. S. Competitividade como Fator Motivacional para o Estudo de Computação. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], out. 2012. ISSN 2316-6533. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jul. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%p.
Fomin, D., Genkin, S., Itenberg, I. (2012), Círculos Matemáticos - A experiência russa. Instituto de Matemática Pura e Aplicada: Rio de Janeiro, Brasil.
Guarda, G. F.; Pinto, S. C. C. S.. Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1463-1472. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1463.
Nunes, N. B.; Bona, A. S. D. O pensamento computacional e algumas questões da OBMEP como Metodologias inovadoras para as aulas de Matemática. In: Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (EnCompIF), 8. , 2021, Evento Online. Anais do XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 9-12. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2021.15943.
OBMEP. (2021). Disponível em: http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm. Acesso em: 05 jul. 21.
Palfrey, J. e Gasser, U. (2011). Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Artmed: Porto Alegre, Brasil.
Ponte, J. P. Brocardo, J. Oliveira, H. (2006). Investigações matemáticas na sala de aula. Autêntica.
SAEB. (2017). Saeb 2017 revela que apenas 1,6% dos estudantes brasileiros do Ensino Médio demonstraram níveis de aprendizagem considerados adequados em Língua Portuguesa. Disponivel em: [link]. 6-dos-estudantes-brasileiros-do-ensino-medio-demonstraram-niveis-de-aprendizage m-considerados-adequados-em-lingua-portuguesa. Acesso em: 05 jul. 21.
Santana, T.; Lopes, A.; Braga, A. Uma análise de correlação entre disciplinas do ensino fundamental e o desempenho na Olimpíada Brasileira de Informática. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 557, nov. 2019. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8760/6321>. Acesso em: 26 jul. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.557.
Silva, L. C. L. (2019) A relação do Pensamento Computacional com o ensino de Matemática na Educação Básica.Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Disponível em: [link]. quence=5&isAllowed=y. Acesso em: 05 jul.21
Souza, J. S.; Lopes, A. S. B. Estimulando o pensamento computacional e o raciocínio lógico no ensino fundamental por meio da OBI e computação desplugada. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 1893, out. 2018. ISSN 2316-6533. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jul. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1893.
Vicari, R. et. al., Pensamento Computacional - Revisão Bibliográfica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2020.
Wing, J. M. (2006) Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, págs. 33-35. Disponível em: dl.acm.org/citation.cfm?id=1118215. Acesso em: 05 mar. 21.
Wing, J. M. (2010) Computational thinking:what and why?. Disponível em: http://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf. Acesso em: 19 jun. 20.