O Pensamento Computacional como base para o ensino-aprendizagem de matemática através da OBMEP

Resumo


Diante do desinteresse pela disciplina de matemática pelos estudantes que atuam e os baixos índices educacionais brasileiros, o presente artigo relata um recorte de uma pesquisa-ação que utiliza os pilares do pensamento computacional através de questões autorais semelhantes às da OBMEP, por estar presente em 99% dos municípios brasileiros. A busca por recursos se deu por meio de uma revisão sistemática de literatura com artigos de eventos de referência na área, seguida da elaboração das atividades. Foram elaborados 19 problemas envolvendo o pensamento computacional, testadas com estudantes premiados na olimpíada, onde foi observada a análise de casos possíveis para direcionar à resolução mais clara possível.

Palavras-chave: Letramento Digital, Escola Básica, Metodologias Inovadoras

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Publicado
22/11/2021
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NUNES, Natália Bernardo; ALVES, Lucas Pinheiro; BONA, Aline Silva De. O Pensamento Computacional como base para o ensino-aprendizagem de matemática através da OBMEP. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1087-1095. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218680.